dc.contributor.author |
Martins, Alex Sandro Rodrigues |
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dc.contributor.author |
Quintana, Alexandre Costa |
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dc.contributor.author |
Jacques, Flavia Veronica Silva |
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dc.contributor.author |
Valle, Paula Roberta Pereira Costa |
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dc.date.accessioned |
2015-09-01T15:23:14Z |
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dc.date.available |
2015-09-01T15:23:14Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
MARTINS, Alex Sandro Rodrigues et al. A mensuração da composição do valor adicionado das empresas participantes do novo mercado da BOVESPA no contexto da responsabilidade social. Revista Eletrônica do CRCRS, v. 150, p. 1-16, 2013. Disponível em: <http://www.ccontabeis.com.br/XIV_conv/TC37.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1806-9924 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5339 |
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dc.description.abstract |
No contexto da responsabilidade social, a Ciência Contábil ocupa uma posição
privilegiada de ser o agente fornecedor de meios para as empresas e a sociedade em geral conhecer as consequências do desenvolvimento econômico em relação ao meio ambiente. Os dados evidenciados por meio da contabilidade podem ajudar no acompanhamento das ações organizacionais focadas na preservação do planeta e na busca do desenvolvimento sustentável. O foco do presente estudo abrange a Demonstração do Valor Adicionado, em relação à evidenciação de como a riqueza gerada pelas companhias foi distribuída para
sociedade e , também, a mensuração de resultados direcionados ao meio ambiente. O objetivo geral desse trabalho é analisar os indicadores e o comportamento da Distribuição do Valor Adicionado no período 2008 a 2011 das empresas participantes da Carteira “Novo Mercado da Bovespa” e quais relatórios socioambientais são elaborados. Em termos metodológicos trata-se de um estudo descritivo, documental com abordagem quatitativa, por meio da estatística descritiva e da análise de conglomerados. Constatou-se que a elaboração de relatórios socioambientais estão, provavelmente, mais ligados a obrigação legal do que a intenção voluntária de fornecer tais informações. Ainda, a Demonstração do Valor Adicionado mostrou-se como um instrumento capaz de gerar informações relevantes quanto à identificação das riquezas geradas pelas empresas bem como a identificação do retorno quantitativo para a sociedade, e também valores destinados aos colaboradores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Valor adicionado |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade social |
pt_BR |
dc.subject |
Novo mercado |
pt_BR |
dc.title |
A mensuração da composição do valor adicionado das empresas participantes do novo mercado da BOVESPA no contexto da responsabilidade social |
pt_BR |
dc.type |
article |
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