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dc.contributor.author Martins, Alex Sandro Rodrigues
dc.contributor.author Quintana, Alexandre Costa
dc.contributor.author Jacques, Flavia Veronica Silva
dc.contributor.author Valle, Paula Roberta Pereira Costa
dc.date.accessioned 2015-09-01T15:23:14Z
dc.date.available 2015-09-01T15:23:14Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation MARTINS, Alex Sandro Rodrigues et al. A mensuração da composição do valor adicionado das empresas participantes do novo mercado da BOVESPA no contexto da responsabilidade social. Revista Eletrônica do CRCRS, v. 150, p. 1-16, 2013. Disponível em: <http://www.ccontabeis.com.br/XIV_conv/TC37.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1806-9924
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5339
dc.description.abstract No contexto da responsabilidade social, a Ciência Contábil ocupa uma posição privilegiada de ser o agente fornecedor de meios para as empresas e a sociedade em geral conhecer as consequências do desenvolvimento econômico em relação ao meio ambiente. Os dados evidenciados por meio da contabilidade podem ajudar no acompanhamento das ações organizacionais focadas na preservação do planeta e na busca do desenvolvimento sustentável. O foco do presente estudo abrange a Demonstração do Valor Adicionado, em relação à evidenciação de como a riqueza gerada pelas companhias foi distribuída para sociedade e , também, a mensuração de resultados direcionados ao meio ambiente. O objetivo geral desse trabalho é analisar os indicadores e o comportamento da Distribuição do Valor Adicionado no período 2008 a 2011 das empresas participantes da Carteira “Novo Mercado da Bovespa” e quais relatórios socioambientais são elaborados. Em termos metodológicos trata-se de um estudo descritivo, documental com abordagem quatitativa, por meio da estatística descritiva e da análise de conglomerados. Constatou-se que a elaboração de relatórios socioambientais estão, provavelmente, mais ligados a obrigação legal do que a intenção voluntária de fornecer tais informações. Ainda, a Demonstração do Valor Adicionado mostrou-se como um instrumento capaz de gerar informações relevantes quanto à identificação das riquezas geradas pelas empresas bem como a identificação do retorno quantitativo para a sociedade, e também valores destinados aos colaboradores. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Valor adicionado pt_BR
dc.subject Responsabilidade social pt_BR
dc.subject Novo mercado pt_BR
dc.title A mensuração da composição do valor adicionado das empresas participantes do novo mercado da BOVESPA no contexto da responsabilidade social pt_BR
dc.type article pt_BR


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