Desigualdade socioeconômica e satisfação dos usuários em relação aos serviços de saúde do Corede Metropolitano Delta do Jacuí

Bagolin, Izete Pengo; Bender Filho, Reisoli; Wiebusch, Fernanda Cristina; Avila, Rodrigo Peres de

Abstract:

 
O objetivo central deste artigo é analisar o setor saúde sob os aspectos da equidade e satisfação dos usuários do Corede Metropolitano Delta do Jacuí (Corede MDJ). Os resultados mostraram que a oferta dos serviços de saúde é relativamente concentrada, além de ser insuficiente quando são considerados os padrões recomendados internacionalmente. O perfil dos usuários é composto por pessoas com faixa etária média de 45 anos; são predominantemente mulheres; um percentual significativo é portador de algum tipo de doença crônica; a grande maioria utiliza os serviços médicos apenas em caso de doença já manifestada e não faz prevenção. Entre os entrevistados, o predomínio é de usuários com renda média inferior a dois salários mínimos e com escolaridade correspondente ao ensino fundamental incompleto. Os resultados mostraram também que os usuários estão significativamente mais satisfeitos com os serviços prestados nos hospitais do que nos postos de saúde e mais satisfeitos com os profissionais das unidades do que com a estrutura do SUS.
 
This article analyses the public health system in the Metropolitan COREDE of the Delta do Jacuí COREDE MDJ. For this purpose, we used not only available information but also, primary data collected through a field research amongst the users and units of COREDE MDJ. Results show that health services´ supply is considerably concentrated. It is also deficient, when one considers internationally recommended standards. As for users´ profile, they are 45 years-old on average, predominantly women, a significant part present some chronicle disease, and the great majority seeks the services only in case of some manifested disease and do not engage into prevention. Most of the interviewees have an average income lower to 2 minimum wages and did not conclude basic formal education. Results also show that the users are predominantly more satisfied with services provided by hospitals than with those provided by health centers, and also more pleased with the health professionals than with the SUS (Brazilian public health system) structure.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos