Show simple item record

dc.contributor.advisor Maia, Maria de Fátima Santos
dc.contributor.author Duarte, Adriana da Silva
dc.date.accessioned 2015-12-03T00:19:11Z
dc.date.available 2015-12-03T00:19:11Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation DUARTE, Adriana da Silva. As características da produção científica dos professores do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. 2014. 48 f. TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5574
dc.description.abstract A presente monografia teve como objetivo mostrar as características da produção científica dos 77 professores vinculados aos cursos de graduação do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Foram analisadas as referências de artigos científicos, capítulos de livros e livros publicados do ano de 2008 a 2013 na base de dados Plataforma Lattes. Foram identificados os professores cursos e períodos mais produtivos, principal idioma utilizado, a tipologia de produção. Os resultados permitiram traçar o perfil de cada curso de graduação (Arqueologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Geografia, História, Psicologia e Turismo Binacional). Na revisão de literatura foram abordados os conceitos da comunicação científica e estudos bibliométricos. Após a coleta de dados, foram analisadas 438 referências, incluindo artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e livros. O número de autores identificados totalizou 508, isto é, incluindo os professores do ICHI e todos seus coautores. Francisco Alves, do curso de História foi o professor com maior número de publicações no período. Os professores publicaram mais no idioma português e artigos em periódicos do que livros e capítulos de livros. Esta foi uma característica encontrada em todos os cursos. No curso de História também se destacou a quantidade de livros publicados (n=78). O curso de Biblioteconomia foi o único que não registro a publicação de livros no período analisado. Os anos mais produtivos foram 2011 e 2010 que somaram, respectivamente, 101 e 98 trabalhos publicados. Foram constatados alguns erros nas referências como duplicação dos nomes, títulos e subtítulo com letra maiúscula, desatualização de currículos, artigos científicos sem identificação do periódico, nome incompleto de autores e coautores e a falta de informação sobre o tipo de vínculo com a instituição (professores substitutos ou efetivos). Conclui-se considerando que o presente trabalho alcançou o objetivo pretendido. Durante a elaboração do trabalho verificou-se a complexidade de trabalhas com dados sobre a produção científica, pois é tarefa que demanda grande atenção e padronização de dados. Porém as dificuldades se tornaram pouco significativas frente a satisfação de ver os resultados se revelarem, após as análises. Também é válido destacar que é necessário dar continuidade ao trabalho, acrescentando outros tipos de publicações, análises sobre os temas abordados nestas publicações, assim como características de coautoria. pt_BR
dc.description.abstract This thesis aimed to show the characteristics of scientific production of 77 teachers linked to undergraduate courses at the Institute of Human Sciences and Information - ICHI , Federal University of Rio Grande - FURG . References to scientific articles , book chapters and books published in the year 2008 to 2013 in the database Lattes were analyzed . Teachers courses and most productive periods , primary language used , the type of production were identified . The results allowed us to profile each undergraduate course ( Archaeology , Archival Science , Library Science , Geography , History , Psychology and Binational Tourism ) . In the literature review the concepts of scientific communication and bibliometrics studies were addressed . After collecting data , 438 references , including journal articles , book chapters and books were analyzed . The number of authors identified totaled 508 , ie , including teachers of ICHI and all his co-authors . Francisco Alves , the course of history was the teacher with the highest number of publications in the period . Teachers published in Portuguese and more journal articles than books and book chapters . This was a feature found in all courses . In the course of history also highlighted the amount of books published ( n = 78 ) . The course in librarianship was the only one who did not record the publication of books on the period. The most productive years were 2011 and 2010, which amounted to , respectively , 101 and 98 published works . Some errors were found in references such as duplication of names , titles and subtitle capitalized , outdated curricula , without identification papers of the journal, incomplete name authors and coauthors and lack of information about the type of relationship with the institution ( substitute teachers or effective) . It is concluded that considering the present work achieved the intended goal . During the preparation of the work there was the complexity of data you work with the scientific, it is a task that demands great attention , and standardization of data. But the difficulties have become negligible compared to satisfaction of seeing the results prove , after the analysis . It is also worth noting that it is necessary to continue the work , adding other types of publications , analyzes on the topics covered in these publications , as well as co-authoring features . pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Comunicação científica - Ciências Sociais pt_BR
dc.subject Produção científica - Ciências Sociais pt_BR
dc.subject Bibliometria pt_BR
dc.subject Social Sciences - scientific communication pt_BR
dc.subject Production Science - Social Sciences pt_BR
dc.subject Bibliometrics pt_BR
dc.title As características da produção científica dos professores do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record