A busca de informações por adolescentes de baixa renda : um estudo sob a ótica da competência informacional

Blank, Cintia Kath

Abstract:

 
Diversas transformações ocorridas na sociedade fizeram surgir novas necessidades de informação a serem satisfeitas. Neste contexto, surgiu o movimento da Competência Informacional que possui como preocupação central o desenvolvimento de capacidades ligadas à interação permanente dos indivíduos com informações. Assim, este trabalho de natureza qualitativa tem como objetivo geral averiguar, utilizando-se o enfoque da competência informacional, como os adolescentes que se encontram em situação de baixa renda efetuam suas buscas informacionais, seja para pesquisas escolares ou necessidades cotidianas de informação. A coleta dos dados deu-se por meio de um questionário constituído por dez questões aplicado a nove estudantes do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). Para a análise dos dados utilizou-se a Teoria do Processo de Busca da Informação (ISP) de autoria de Carol Kuhlthau. Encontrou-se como principal resultado a predominância de sentimentos positivos tanto no início do processo de busca da informação quanto no seu final. Observou-se que os estudantes consideram que a prática da pesquisa proporciona aprendizado, contudo indicaram que nem sempre conseguem aplicar em seu cotidiano o que foi aprendido. Constatou-se que a Internet é utilizada pela maioria dos entrevistados como única fonte de consulta, ainda que os adolescentes não tenham demonstrado seguir algum critério para a análise das fontes. De fato, evidenciou-se que os jovens não possuem esclarecimento sobre o que seja pesquisar e que não se sentem estimulados a expor suas opiniões nos trabalhos escolares. Os resultados obtidos apontam que é necessário desenvolver capacidades que tornem o jovem competente informacionalmente.
 
Several changes occurred in society have created new information needs to be met. In this context, emerged the Information Literacy movement that has as its central concern the development of skills related to the interaction of individuals with permanent information. This study is a qualitative aims to ascertain general, using the approach of information literacy, like adolescents who find themselves in a situation of low income informational perform their searches, whether for research or educational needs of everyday information. Data collection took place by means of a questionnaire consisting of ten questions applied to the nine students of the Center for Coexistence Children of the Sea (Centro de Convívio Meninos do Mar - CCMAR). For data analysis we used the Theory of the Information Search Process (ISP) by Carol Kuhlthau. It was found as the main result of the predominance of positive feelings in the beginning of the process of information search and in the end. It was observed that students regard the practice of learning research provides, however indicated that they can not always apply in their daily what has been learned. It was found that the Internet is used by most respondents as the sole source for consultation later that adolescents have not been shown to follow some criteria for the analysis of the sources. In fact, it became clear that young people do not have clarity about what is search and did not feel encouraged to express their opinions on school work. Results indicate the need to develop capabilities that make the young informationally competent.
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia