Mapeamento temático dos trabalhos de conclusão do curso de biblioteconomia da Universidade Federal Do Rio Grande - FURG do ano letivo de 2010 a 2012: a abrangência das áreas de formação propostas no Projeto Político Pedagógico do Curso

Silveira, Fábio Luis Jardim

Abstract:

 
Este trabalho objetivou traçar um panorama temático dos trabalhos de conclusão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande, defendidos entre 2010 e 2012, a fim de identificar as áreas de formação propostas no Projeto Político Pedagógico que foram abordadas, para que possam servir como subsídio aos docentes e futuros formandos do curso nas escolhas pelos temas de suas pesquisas. O panorama foi traçado através de uma pesquisa exploratória – descritiva quanti-qualitativa, como a técnica de análise de conteúdo de Bardin, e como fonte principal de investigação os resumos dos trabalhos. Partindo-se do universo de 73 trabalhos foi elaborado um mapeamento dos temas mais pesquisados, tipo de sujeito/objeto mais investigado, palavras-chave utilizadas como descritores e as possíveis áreas de formação propostas no Projeto Político Pedagógico do curso abordadas nas produções. Como resultados se observou que os temas mais abordados foram os ligados à gestão da informação e biblioteca escolar; o sujeito/objeto mais investigado foi o bibliotecário e a produção científica; os professores que mais orientaram foram os que têm uma ligação com as áreas dos temas mais pesquisados, e que não há um equilíbrio na distribuição entre as cinco áreas de formação propostas no Projeto Político Pedagógico do curso visto que a maior parte dos trabalhos se concentram na área de Gestão da informação(GI) e Fundamentos teóricos e metodológicos de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FMTBCI).
 
This study aimed to outline an overall view of the work to complete the course in librarianship defended between 2010 and 2012 in order to identify areas of training proposals in Political Pedagogical Project that have been addressed so that they can serve as an aid to teachers and future graduates travel choices in the subjects of their research . Being done through an exploratory research - descriptive quantitative and qualitative, with the technique, content analysis of Bardin, using as the main source of research the abstracts. Starting from the universe of 73 jobs graduation of Librarianship at the Federal University of Rio Grande - FURG , defended between 2010 and 2012, under the theme investigated in the same bias in order to develop a mapping of the most searched topics , like of subject / object further investigations , key words used as descriptors and possible areas proposed in Political Pedagogical Project training course addressed in the productions , as results observed - that the most discussed topics were linked to information management and school library the subject / object further investigation was the librarian and scientific production , teachers who were more oriented that has a connection to the areas of most searched topics , and that there is a balance in the distribution of the 5 areas of training proposed in Political Project teaching the course since most jobs are concentrated in the area of information management ( IM ) . Theoretical and methodological foundations of Library and Information Science (FMTBC).
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia