Estágio curricular e extracurricular no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG : uma avaliação a partir dos egressos dos anos de 2010 e 2011

Alvariz, janaína Cruz

Abstract:

 
A presente pesquisa objetiva investigar a contribuição dos estágios para a formação dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) dos anos de 2010 e 2011. A tipologia da pesquisa é descritiva e também explicativa, com abordagem qualitativa e quantitativa, compreendendo uma população de 52 egressos, o método utilizado foi o questionário estruturado no qual foi possível obter retorno de 32 questionários. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) Analisar a percepção do exaluno quanto a experiência adquirida durante o estágio curricular; b) Verificar a opinião dos egressos do curso de Biblioteconomia quanto á contribuição do estágio curricular e extracurricular para a sua formação profissional; c) Analisar os benefícios e as dificuldades encontradas pelos estudantes durante o estágio; d) Avaliar a disciplina de “Projeto de Estágio Curricular” do curso de biblioteconomia; e)Identificar a parte teórica sobre o tema. Os resultados apresentados permitem servir como um instrumento de avaliação para melhorias posteriores e contribuir para estudos mais abrangentes da área.
 
This current research has the objective to investigate the contribution of the internship to the formation of who is beginning in library course from Rio Grande Federal University from 2010 ans 2011 year. The research, about the typology, is descriptive e explicative also. With a qualitative and quantitative view. In a group with 52(fifty two) beginners, the instrument to do the data collection was the questionary very organized where was possible to see the feedback of 32 (third two) questionary. The specific mean of this research: a) analyze the ex-student perception, about his experience while the internship; b) Verify the opinion of the beginners in library course, about the contribution of the internship and a internship-extra to his professional formation; c) Analyze the benedicts and the difficulties found by the students while the internship; d) Valuate the discipline “ internship project” from the Library Course; e) Identify the theoretical part about the theme. The results obtained allow to serve as an instrument of evaluation to make the subsequent improvements and contribute with the most complete studies in the area.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia