dc.contributor.author |
Betito, Robert |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Tabajara Lucas de |
|
dc.date.accessioned |
2011-05-27T18:23:31Z |
|
dc.date.available |
2011-05-27T18:23:31Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
BETITO, Robert; ALMEIDA, Tabajara Lucas de. Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada . Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 3, p. 24-40, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1213/509>. Acesso em: 27 maio 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1809-3108 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/600 |
|
dc.description.abstract |
Nossas sociedades são entidades biológicas abertas que seguem as leis da criticalidade termodinâmica, sendo auto-organizadas conforme o modelo fractal de Mandelbrot. Aplicado-se a lei de potência de Zipf sobre um conceito social de Meadows et al.
(1972), pode-se caracterizar a preocupação de muitos (a maioria inconsciente) com pouco (relações espaço temporais restritas), e a de poucos (uma minoria consciente) com muito (eventos humanitários holístas). Questiona-se sobre o nível de consciência que cada pessoa tem de sua posição nesta organização hierárquica, e qual suas alternativas de melhoria de posição. A percepção deste processo identifica a dependência do ‘eu’ do ‘nós’, pois ninguém está isolado nestes sistemas. Abordam-se algumas questões denso-dependentes no desequilíbrio das estruturas sociais através da Tragédia do Bem Comum (Hardin, 1968) e a importância do uso da Teoria da Escolha. Deixa de ser utópica a busca e a concretização de uma melhor Qualidade de Vida, ressaltando-se a importância da Educação igualitária e cooperativa na formação de sociedades mais justas e dignas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
|
dc.subject |
Criticalidade auto-organizada |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção do espaço-tempo |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Termodinâmica |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |