As concepções de homem, natureza e trabalho de alunos dos cursos de técnico em meio ambiente e tecnólogo em gestão ambiental do campus pelotas - visconde da graça do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Nogueira, Christiano

Abstract:

 
Este trabalho objetivou compreender a questão de pesquisa sobre como são construídas no processo formativo dos alunos as concepções de homem, de natureza e de trabalho, que implicam em perspectivas de Educação Ambiental e Educação Profissional, do curso Técnico em Meio Ambiente e do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental do campus Pelotas-Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Trata-se de uma investigação de perspectiva qualitativa e se configura como um estudo de caso. A hipótese foi a de que esses cursos estejam formando profissionais com concepções em que o homem, através das relações sociais, trata a natureza de forma isolada de si mesmo. Participaram doze alunos do curso Técnico em Meio Ambiente e onze alunos do Tecnólogo em Gestão Ambiental. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas e documentos. Foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos, documentos oficiais do Ministério da Educação que apresentam as diretrizes para estes cursos. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo. Na análise e discussão dos dados emergiram três categorias gerais: homem, natureza e trabalho, para os dois cursos e suas respectivas unidades de análise. Para ambos os cursos emergiram as unidades: Homem produz impactos à natureza, Relação trabalho emprego e natureza; Perspectiva interdisciplinar e também a unidade Foco de formação do curso para educador ambiental no curso Técnico em Meio Ambiente. Os resultados mostram compreensões no curso Técnico em Meio Ambiente de uma cisão entre o homem e a natureza em que o trabalho humano é um processo de exploração da natureza pelo homem, causando impactos; compreensões de uma formação relacionada aos interesses do mercado; e compreensões em que a formação estaria voltada para educadores ambientais. Estas concepções de homem, natureza e trabalho implicam perspectivas de Educação Ambiental que permitiriam a conscientização para diminuir impactos ambientais, e de Educação Profissional voltada às necessidades do capitalismo. No curso Tecnólogo em Gestão Ambiental há compreensões de cisão entre o homem e natureza; compreensões de que o gestor ambiental atua diminuindo impactos ambientais, relacionandoos com a lucratividade das empresas; compreensões de trabalho e emprego com foco no mercado segundo suas demandas; e compreensões de uma empresa se utilizar de práticas que seriam ecologicamente corretas como marketing, ou seja, uma compreensão do marketing ambiental como uma das estratégias para a manutenção da lógica capitalista. As perspectivas de Educação Ambiental verificadas permitiriam a conscientização para diminuir os impactos ambientais, e as de Educação Profissional qualificariam para um “mercado de trabalho”, segundo o processo produtivo. Este estudo contribui para o direcionamento de uma formação de trabalhadores que desenvolvam a capacidade de tomadas de decisão democraticamente no trabalho e na sociedade, com vistas à superação das necessidades impostas pelo mercado para as necessidades básicas do homem.
 
This study aimed to understand the research question about how they are built in the formative process of the students the conceptions of man, nature and work, which imply perspectives of Environmental Education and Professional Education in Technician in Environment and Technologist in Environmental Management courses in the PelotasVisconde da Graça campus of the Instituto Federal Sul-rio-grandense. This study was guided by qualitative research with critical theorists of Environmental Education and Professional Education. This is a qualitative perspective of research and turn into a case study. The hypothesis was that these courses are forming professionals with conceptions that man, through social relations, is the nature of isolated form of himself. Twelve students participated in the Technician in Environment and eleven students Technologist in Environmental Management. In data collection, interviews and documents were used. The pedagogical projects of the courses, official documents of the Ministry of Education to present the guidelines for these courses were analyzed. The interviews were subjected to Content Analysis. The analysis and discussion of the data emerged three general categories as follows, man, nature and work for two courses and their units of analysis. For both courses emerged units: man produces impacts on nature, relations employment, work and nature; interdisciplinary perspective and also the unit course of the training focus to environmental educator in the Technician in Environment. The results show understanding in the Technician in Environmental a division between man and nature in which human work is a process of exploration of nature by man causing impacts, understanding of a related formation to market interests and understandings that the formation would be focused on preparation of environmental educators. These conceptions of man, nature and work imply perspectives of environmental education that would allow awareness to reduce environmental impacts and Professional Education directed to the needs of capitalism. In the course of Environmental Management Technologist there are understandings of division between man and nature, understanding that the environmental manager acts reducing environmental impacts relating them to the profitability of companies, labor and employment comprehensions focused on the market according to their demands and understanding of a company is using practices that would be environmentally friendly as marketing, that is, an understanding of environmental marketing as a strategy for the maintenance of capitalist logic. Perspectives for Environmental Education analysis were that allow awareness to reduce the environmental impacts and Professional Education to qualify for a "labor market" according to the production process. This work contributes to the direction of training workers to develop the decision-making capacity democratically at work and in society with a view to overcome the demands of the market for the basic needs of man.
 
En este estudio se objetivó comprender los conceptos de hombre, naturaleza y trabajo en el proceso de formación de los alumnos, y que implican perspectivas de Educación Ambiental y Educación Profesional, en el curso de Técnico de Medio Ambiente y de Tecnólogo en Gestión Ambiental del campus Pelotas-Visconde da Graça, del Instituto Federal Sul-Riograndense. Se trata de un estudio de corte cualitativo y se configura como un estudio de caso. La hipótesis fue la de que estos cursos estén formando profesionales con la concepción de que el hombre, a través de sus relaciones sociales, trata a la naturaleza de manera aislada de si mismo. Doce estudiantes del Curso Técnico en Medio Ambiente y once del curso Tecnólogo en Gestión Ambiental participaron de la investigación. En la recogida de los datos, se utilizaron citas y documentos. Se analizaron los proyectos pedagógicos de los cursos y los documentos oficiales del Ministerio de Educación que presentan las directrices para estos cursos. Las citas fueron sometidas al Análisis de Contenido. Emergieron en el análisis y discusión de los datos de los dos cursos tres categorías generales: el hombre, la naturaleza y el trabajo, y sus respectivas unidades de análisis. Para ambos los cursos han surgido las siguientes unidades: el hombre produce impactos sobre la naturaleza; la relación entre el empleo, la naturaleza y el trabajo; perspectiva interdisciplinaria; y el eje de formación del curso de educador ambiental. Los resultados muestran comprensiones en el Curso Técnico en Medio Ambiente que dan cuenta de una ruptura entre el hombre y la naturaleza, en la que el trabajo humano es un proceso de explotación de la naturaleza por el hombre causando impactos; comprensiones de una formación relacionada con los intereses del mercado y entendimientos que la formación se centró en la preparación de educadores ambientales. Estas concepciones de hombre, naturaleza y trabajo implican perspectivas de la educación ambiental que permitirían la sensibilización para reducir los impactos ambientales y de Educación Profesional orientadas a las necesidades del capitalismo. En curso Tecnólogo en Gestión Ambiental existen entendimientos de la ruptura entre el hombre y la naturaleza; comprensiones de que actúa el gestor ambiental reduciendo los impactos ambientales, pero en línea con la rentabilidad de las empresas; comprensiones sobre el trabajo y el empleo centradas en el mercado, de acuerdo a sus demandas; y entendimientos sobre una empresa utilizar como publicidad prácticas nombradas “ecológicas”, es decir, la comprensión de publicidad ambiental como una de las estrategias para el mantenimiento de la lógica capitalista. Las perspectivas para el análisis de la Educación Ambiental fueron que permita la concienciación para reducir los impactos ambientales y de la Educación Profesional para calificar para un "mercado de trabajo", según el proceso de producción. Este estudio contribuye a la orientación de la formación de trabajadores para desarrollar la capacidad de toma de decisiones democráticamente en el trabajo y en la sociedad con el fin de superar las exigencias del mercado para las necesidades básicas del hombre.
 

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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)