Saberes de um grupo de quiosqueiros de Capão da Canoa, RS : contribuições para a educação ambiental não-formal

Silva, Carmen Etel da

Abstract:

 
Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental: Mestrado, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, apoia-se na linha de pesquisa da Educação Ambiental Não Formal. Tem como objetivo investigar a realidade do grupo social denominado Quiosqueiros de Capão da Canoa, conhecer os saberes desse grupo, suas histórias de vida, e, assim, alcançar contribuições para ações de educação ambiental não formal naquela localidade. O trabalho aborda o diagnóstico socioambiental de Capão da Canoa e as questões sobre o impacto ambiental gerado na orla do município, decorrente das atividades comerciais exercidas nos quiosques, principalmente no período do veraneio. A discussão trata dos saberes populares vinculados com a educação popular e a construção da visão de mundo pela perspectiva da educação ambiental, articulando-os com a educação ambiental não formal, considerada como capaz de desenvolver uma práxis voltada para a mudança de atitudes e melhoria/solução das questões socioambientais. Em capítulo específico, é apresentado o contexto sociohistórico e ambiental de Capão da Canoa, que permite a leitura das ações da gestão e da educação ambiental do município, cm base nos aspectos da trajetória do balneário, possibilitando a compreensão do cenário local e a emergência dos conflitos socioambientais. Os dados que embasaram esta pesquisa foram coletados por meio de entrevistas e escuta das histórias de vida dos investigados. A análise dos dados foi ancorada na metodologia da análise textual discursiva (ATD) e o corpus da análise constituiu-se das entrevistas transcritas pelo investigador e validadas pelos participantes (18). Inicialmente ocorre a desconstrução dos textos "a unitarização", identificando as unidades de significados e seus respectivos códigos, com a emergência dos argumentos aglutinadores que embasam o processo seguinte ? a categorização. Nessa fase, operou-se com categorias a priori, que são identificadas como as etapas a serem trabalhadas pelos educadores em uma ação de educação ambiental ? sensibilização; conhecimento e habilidades; mobilização e projeção: ação ambiental, participação e multiplicação ? e com a categoria emergente no processo da análise, identificada como problematização, que representa a visão prévia dos investigados. O metatexto produzido a partir da análise efetuada articula os saberes com a proposição de uma ação de educação ambiental não formal. Essa proposta está alicerçada na perspectiva de problematizar, sensibilizar, redefinir, mobilizar, estimular conhecimentos e habilidades e participar da realidade dos Quiosqueiros a partir dos seus saberes, procurando contribuir para que aconteçam realizações individuais e coletivas e para que a visão do espaço da casa, do trabalho, da rua onde moram, do bairro e da cidade onde vivem seja ampliada. O trabalho é finalizado com a figura da "nuvem de saberes", que traz a representação dos saberes dos Quiosqueiros e das categorias discutidas para a formação de um processo de educação, proposta essa que entendemos ser capaz de preparar para as incertezas socioambientais e de provocar a capacidade de resposta dos atores diante do imprevisível, possibilitando que compreendam as inter-relações que constituem seus mundos de vida.
 
This study, which was conducted at the Post-Graduation Program in Environmental Education: Master's degree, at the Federal University of Rio Grande - FURG, relies on the research line of Non-formal Environmental Education. It aims to investigate the reality of the social group denominated Quiosqueiros from Capão da Canoa, to identify the knowledge of this group, their life stories, and thus to achieve contributions for the actions in non-formal environmental education in that locality. The study addresses the socio-environmental diagnosis of Capão da Canoa and the issues about the environmental impact generated on the shoreline of the city, arising from commercial activities carried out on kiosks, especially during the summer. The discussion deals with popular knowledge linked with popular education and the construction of a world view from the perspective of the environmental education, articulating them with the non-formal environmental education, which is considered as capable of developing a praxis aimed at changing attitudes and improving/solving socio-environmental issues. In a particular chapter, the socio-historical and environmental context of Capão da Canoa is presented, which allows the reading of the management actions and environmental education in the city, based on the aspects of the history of the resort, enabling the understanding of the local scenery and the emergence of environmental conflicts. The data that supported this research were collected through interviews and audio recording from the life stories of those investigated. Data analysis was anchored in the methodology of discursive textual analysis (DTA) and the corpus of the analysis consisted of the transcribed interviews made by the researcher and validated by the participants (18). First there is the deconstruction of the texts ? the unitarization -, identifying units of meaning and their codes, with the emergence of binder arguments that support the following process - the categorization. At that stage, the research was operated with a priori categories, which are identified as the steps to be worked by the educators in an environmental educational action - awareness; knowledge and skills; mobilization and project: environmental action, participation and multiplication - and with the emerging category in the analysis processes identified as problematization, which represents the previous vision of those investigated. The metatext produced from the performed analysis articulated the knowledge with the proposition of a non-formal environmental education action. This proposal is based on the prospect of questioning, raising awareness, redefining, mobilizing, stimulating knowledge and skills, and participating in the reality of Quiosqueiros from their knowledge, seeking to contribute for the happening of individual and collective actions, and for the vision of the house space, work, the street, the neighborhood and the city where they live be enlarged. The study ends with the figure of the "cloud of knowledge", which brings the representation of the knowledge of Quiosqueiros and the categories discussed for the creation of an educational process, a proposal which is understood as capable to prepare for the socio-environmental uncertainties and provoke the ability of a response from the actors on the unpredictable, enabling them to understand the interrelationships that constitute their worlds.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)