-
-
Ferreira, Elisabete Zimmer
(2014)
Iniciamos esta pesquisa a partir da compreensão que a aprendizagem dos saberes
históricos se realiza de diferentes formas, na maioria das vezes para além das salas
de aulas, e, está diretamente relacionada às instâncias ...
-
-
Xavier, Virginia da Silva
(2017)
No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para ...
-
-
Rodrigues, Alessandra Farias
(2018)
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ...
-
-
Campos, José Inácio Garcia
(2018)
O trabalho de pesquisa a seguir intenciona discutir as possibilidades pedagógicas a partir de experiências concretas com análise de filmes considerados históricos com turmas de alunos do Ensino fundamental. Tendo por base ...
-
-
Silveira, Carlos José Borges
(2016)
Esta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular
na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico
investigativo se fundamentou na obra de ...
-
-
Souza, Uirys Alves de
(2016)
Jörn Rüsen influenciou teoricamente a base deste Trabalho de Conclusão de Mestrado, que
se propõe apresentar a consciência histórica como substanciação da forma dos seres humanos se
corresponderem ao mundo através da ...
-
-
Faria, Simone Gomes de
(2016)
O presente trabalho tem como escopo central aferir as concepções dos professores de História
sobre as relações entre pesquisa e docência. A investigação apresenta uma natureza descritiva
e sua abordagem é qualitativa. ...
-
-
Piassarollo, Daiane dos Santos
(2019)
Esta dissertação de mestrado discorre a respeito das potencialidades de experiências com o passado, a partir do olhar sensível sobre fotografias do acervo do Museu Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Nesta proposta, a ...
-
-
Martins, Michele Borges
(2015)
Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com
diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência
implica em abordar uma rede de relações composta por ...
-
-
Lose, Maria de Lourdes
(2014)
A presente pesquisa foi iniciada pela compreensão que, mesmo com os significativos
avanços ocorridos nos últimos anos, relacionados aos debates de gênero, mulheres,
feminismo, faz-se necessário, ainda, que educadoras/es ...