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dc.contributor.advisor Schmidt, Elisabeth Brandão
dc.contributor.author Abrahão, Isabela Pandolfo Leusin
dc.date.accessioned 2016-08-01T13:42:52Z
dc.date.available 2016-08-01T13:42:52Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation ABRAHÃO, Isabela Pandolfo Leusin. Criatividade para quê? conversas, processos e produções na formação de professores. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6251
dc.description.abstract Esta pesquisa, intitulada CRIATIVIDADE PARA QUÊ? CONVERSAS, PROCESSOS E PRODUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, investiga a criatividade na formação de professores. Sua fundamentação teórica baseia-se, principalmente, na atividade criadora de Fayga Ostrower e é contextualizada nas relações existentes entre imaginação e criatividade, propostas por Vigostky. A investigação intentou compreender as concepções de criatividade de um grupo de estudantes de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Os objetivos específicos consistiram em investigar as condições inibidoras e estimuladoras da criatividade no ensino; identificar as necessidades, desejos e possibilidades dos estudantes de licenciatura em relação ao ensino atual; e discutir as evidências e as características do professor criativo. A produção de dados foi realizada a partir da execução de um projeto de extensão, no qual os participantes realizaram atividades com temáticas relacionadas ao tema de pesquisa, tais como a conceituação de criatividade; inibidores e potencializadores da criatividade; a escola criativa e o professor criativo. Os dados foram produzidos por meio de questionários, diários, áudio e criação de objetos tridimensionais, confeccionados com tecido e outros materiais. O projeto de extensão foi realizado em duas ocasiões com públicos distintos. A primeira versão foi realizada em 2013, com nove alunos de diversos cursos de licenciatura. A segunda ocorreu em 2014, com acadêmicos do curso de Artes Visuais - Licenciatura. A análise de dados foi inspirada na Análise Textual Discursiva - ATD, de Moraes e Galiazzi, e os resultados foram apresentados a partir de histórias ficcionais, contadas por professores, personagens fictícios. Os personagens foram compostos por aspectos relacionados à criatividade, apresentados e discutidos pelos grupos durante o desenvolvimento do projeto, e as histórias identificam características que inibem ou potencializam a criatividade no processo de ensino-aprendizagem. Entre os aspectos apontados como inibidores do processo criativo estão o excesso de atividades ao qual estão submetidos os professores e alunos na universidade; o uso de vocabulário prolixo pelo professor; a repressão do sistema educacional, representada pela imposição de regras e pelo excesso de atividades que impedem os alunos de utilizarem a livre expressão. Como elementos que estimulam a criatividade, foram identificados o desejo pelo novo ou desconhecido; a contextualização dos conteúdos, relacionando-os ao cotidiano dos alunos; aulas realizadas em ambientes externos à sala de aula, entre outros. Os aspectos indicados pelos sujeitos da pesquisa como sendo criativos não são surpreendentes ou inovadores. Poucos professores universitários foram lembrados pelos alunos como sendo criativos, e muitas foram as críticas em relação à universidade e aos métodos de ensino utilizados pelos professores que, segundo os sujeitos, inibem o processo criativo. Embora a criatividade seja considerada vital ao homem, constata-se que, no ambiente universitário, há muitas barreiras, dificultando e inibindo o processo criativo dos futuros professores. pt_BR
dc.description.abstract This research, whose title is CREATIVITY: WHAT FOR? TALKS, PROCESSES AND PRODUCTION IN TEACHER EDUCATION, investigates creativity in teacher education. Its main theoretical basis is Fayga Ostrower’s creative activity, contextualized in relations between imagination and creativity proposed by Vigostky. Therefore, this investigation aimed at understanding the conceptions of creativity of a group of students who pursue a teaching degree at the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), located in Rio Grande, RS, Brazil. Its specific objectives comprised the investigation of inhibitory and stimulating conditions of teaching creativity; the identification of needs, wishes and possibilities of teachers-to-be regarding current teaching; and the discussion of evidence and characteristics of a creative teacher. Data were produced during an extension project in which participants carried out theoretical and theoretical-practical activities which were related to the theme of the research, e. g., the concept of creativity, its inhibitory and potential factors, the creative school and the creative teacher. Data were produced through questionnaires, diaries, audio and the construction of tridimensional objects made of cloth and other materials. The extension project was carried out twice and attended by different groups: one of them was developed in 2013 with ten students who attended different college courses and the other was offered in 2014 to students who pursued their teaching degrees in Arts. Data analysis was based on Moraes and Galiazzi’s Discursive Textual Analysis (DTA). Results were shown as fictional stories told by fictional teachers. Characters were composed by issues related to creativity which came up and were discussed by both groups throughout the development of the project. Stories identified characteristics that inhibit or trigger creativity in the teaching and learning processes. The aspects that were pointed out as inhibitors of the creative process comprise college students’ and professors’ excess of activities, professors’ use of verbose language and repression applied to the educational system whose rules and excess of activities prevent students from expressing themselves freely. Elements that stimulate creativity include the wish for the new and the unknown, the contextualization of the contents when they are related to students’ everyday life and field trips. The aspects that were identified by the research subjects as creative are neither surprising nor innovative. Few professors were called creative by their students; besides, the university and its teaching methods were criticized and considered inhibitors of the creative process. Although creativity is vital to humans, there are many obstacles in the college environment which hamper and inhibit the creative processes of teachers-to-be. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Creativity pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.title Criatividade para quê? conversas, processos e produções na formação de professores pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)
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