Aprendizagem histórica: diálogos entre a telenovela “Gabriela” e a historiografia

Ferreira, Elisabete Zimmer

Abstract:

 
Iniciamos esta pesquisa a partir da compreensão que a aprendizagem dos saberes históricos se realiza de diferentes formas, na maioria das vezes para além das salas de aulas, e, está diretamente relacionada às instâncias em que se processa. Estas instâncias são a acadêmica e a de circulação massiva, as quais possuem caracteres distintos. Aprendizagem histórica, portanto, ocorre mediante três fatores: o primeiro diz respeito à consciência histórica surgida no cotidiano, na práxis da vida, regida pela cultura do individuo; o segundo relaciona-se a historiografia, ou seja, o modo como as informações dos eventos históricos inscritos na mente dos homens é transformada em história oficial, o que envolve métodos de pesquisa, referenciais teóricos, argumentação e narrativa; o terceiro fator é próprio sistema escolar e a forma com que se ensina história. Assim, o aprendizado histórico, emerge na narrativa histórica, quando as operações mentais da experiência, da interpretação e da orientação são realizadas, situação em que a história é apontada como responsável pela orientação cultural na vida prática dos sujeitos. Deste modo, objetivamos nesta pesquisa analisar as relações dialéticas entre uma cultura histórica construída através da historiografia sobre os conceitos de coronelismo e clientelismo e a narrativa desses conceitos na telenovela Gabriela e essa como meio de massificação da aprendizagem Histórica. Para isso, adotamos o método do estudo de casos múltiplos, o qual foi suportado nas técnicas de entrevista e da análise de conteúdo. Obtivemos duas categorias de aprendizagem histórica nas narrativas dos participantes: 1) Coronelismo/ clientelismo e 2) Sociedade. Concluímos que as cenas apresentadas em Gabriela em sua maioria convergiram para os apontamentos da historiografia, portanto qualificando-a como uma narrativa histórica. Esta narrativa foi decodificada pelos telespectadores em conformidade com sua própria cultura e permitiu a construção de saberes que se apresentaram interligados nas falas dos participantes. As operações mentais da experiência, interpretação e orientação foram processadas de forma distinta entre os sujeitos do grupo amostral, fator que evidenciou a individualidade do aprendizado de cada participante. Dessa forma, o contato com esta representação televisiva do passado, possibilitou-lhes aquisição do conteúdo histórico, o qual foi ressignificado de modo a possibilitar a compreensão do presente e a criar expectativas de futuro, definindo a ação dos participantes em sua práxis cotidiana.
 
We began this research from the understanding that learning of historical knowledge is realized in different ways, most often beyond the classroom, and is directly related to instances in which proceeds. These instances are the academic and the mass movement, which have distinct characters. Historical learning therefore occurs by three factors: the first concerns the historical consciousness arising in daily life, in the praxis of life, governed by the individual culture; the second relates to the historiography, that is, how the information of historical events inscribed in the minds of men is transformed into official story, which involves research methods, theoretical frameworks, argument and narrative; the third factor is the school system itself and the way history is taught. Thus the historical learning, emerges in the historical narrative, when the mental operations of experience, interpretation and guidance are performed, in which the story is seen as responsible for cultural orientation in practical life of the subjects. Thus, this study aimed to analyze the dialectical relationship between a historical culture built through the historiography on the concepts of colonels and clientelism and the narrative of these concepts in the soap opera Gabriela and that as a means of mass of the Historical learning. For this, we adopt the method of study of multiple cases, which was supported on interview techniques and content analysis. We obtained two categories of historical learning in the narratives of the participants: 1) Coronelismo / clientelism and 2) Society. We conclude that the scenes presented in Gabriela mostly converged to the notes of historiography thus qualifying it as a historical narrative. This narrative was decoded by viewers in accordance with their own culture and allowed the construction of knowledge that had interconnected in the speeches of the participants. Mental experience of operations, interpretation and guidance were processed differently among the subjects of the sample group, a factor that showed the individuality of the learning of each participant. Thus, contact with this television representation of the past, enabled them to acquire the historical content, which was reframed to enable the understanding of the present and the future create expectations by setting the action of the participants in their everyday practice.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História