Educação patrimonial: projetos de ensino por meio de bens patrimoniais do município de São Lourenço do Sul (RS)

Schneid, Carla Rejane Barz Redmer

Abstract:

 
O ensino de História, na atualidade, passa por um período de transformação em suas metodologias de ensino, tendo em vista o novo olhar para o seu principal objetivo, que é, fundamentalmente, o de compreender as relações humanas, a vida. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo central a busca de estratégias de ensino que possam auxiliar no ensino da História local, a partir dos princípios da Educação Patrimonial, que tem como estratégia de ação, a identificação e a interação com os bens culturais. Esta temática desperta o interesse, principalmente, pela observação de práticas pedagógicas durante alguns anos nas salas de aula, onde se percebe a necessidade de alternativas e possibilidades que tornem o ensino de História mais dinâmico para os alunos. Dessa forma, a Educação Patrimonial surge como alternativa para a superação destas carências didáticas e pedagógicas e, com esta metodologia, pretende-se trabalhar com alguns bens culturais identificados por meio da pesquisa com alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Lourenço do Sul, servindo estes como documentos e fontes para (re) significar a construção do conhecimento histórico no município. Desse modo, a presente Dissertação encontra-se estruturada em três capítulos; o primeiro capítulo consiste na abordagem dos pressupostos da Educação Patrimonial e sua utilização para o ensino da História local, amparada nos bens patrimoniais destes locais; no segundo capítulo, descreve-se o processo da coleta de dados e informações que levaram à identificação dos bens patrimoniais do Município de São Lourenço do Sul. No último capítulo, de posse de bens patrimoniais coletados, eles serão classificados como materiais ou imateriais, bem como as suas descrições históricas e a sua importância cultural. Assim, a partir destes capítulos, observa-se que os bens culturais identificados passam a ser fontes para o ensino de História das cidades, permitindo a ampliação do espaço restrito apenas à sala de aula, tornando o aprendizado mais dinâmico, reflexivo e despertando o sentimento de pertencimento. Além disso, como produto desta pesquisa, apresenta-se uma proposta de cartilha (voltada principalmente para as séries iniciais do ensino fundamental) elaborada com base na pesquisa dos bens culturais do município, sendo estes os pontos de partida para o ensino da História local.
 
The teaching of history nowadays goes through a period of transformation in its teaching methods, considering the new way to look for your main objective, which is basically to understand human relationships, the life. Therefore, this study is mainly aimed the search for teaching strategies that could assist in the teaching of the local history, from the principles of the Heritage Education, that has as action strategy, the identification and interaction with cultural goods. This thematic awakens the interest, mainly by observing pedagogical practices for a few years in the classroom, where one realizes the need for alternatives and possibilities to make the most dynamic history teaching for students. Thereby, the Heritage Education arises as an alternative to overcome these didactic and pedagogical needs and, with this methodology, we intend to work with some cultural goods identified through research with elementary school students of the city of São Lourenço do Sul, serving these as documents and sources to (re) define the construction of historical knowledge in town. Thus, the present dissertation was structured in three chapters; the first chapter consists in the approach of the assumptions of the Heritage Education and its use for the teaching of local history, based on the heritage assets of these places; the second chapter describes the process of data collection and information that has led to the identification of heritage assets of São Lourenço do Sul. In the last chapter, in ownership of the collected heritage assets, they will be classified as material or immaterial, as well as its historical descriptions and their cultural importance. Thus, from these chapters, it is observed that the identified cultural objects become sources for teaching history of cities, allowing the expansion of the restricted space only to the classroom, by making the learning more dynamic, reflective and awakening the feeling of belonging. In addition, as a product of this research, it is presented a primer proposal (mainly focused on the early grades of elementary school) designed based on the research of cultural property from the city, being these the starting points for the teaching of local history.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História