A mediação sociocultural na ação empreendedora: por um plano de vida que anteceda o plano de negócios

Rodrigues, Paulo Henrique Mendonça; Vieira, Flávia Regina Czarneski

Abstract:

O presente artigo apresenta uma pesquisa que aplica os conceitos da fenomenologia enquanto método para a compreensão do seu objeto de estudo _ a ação empreendedora _ e para a formulação de um modelo de mediação que pressupõe a existência de um plano de vida antecedente ao Plano de Negócios. Os altos índices de empreendedorismo no Brasil, que não se caracteriza majoritariamente pela oportunidade, mas pela necessidade de as pessoas se inserirem no mercado de trabalho, somado ao fato de que movimenta substancialmente a economia do País, reforça a importância do tema que é aqui explorado em seu nascedouro. E conclui que o desenvolvimento econômico, embora importante para a sociedade, não é a causa deste fenômeno, mas uma de suas conseqüências. Portanto, um modelo que contribua para uma continuada mediação entre as ações potencialmente empreendedoras das pessoas e seus planos de vida, buscando a organização e a tomada de consciência destas ações, certamente permitirá a evolução desta plataforma estratégica para o alcance de níveis econômicos mais promissores e reflexos sociais mais significativos.

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