Jonathas Serrano e a práxis docente: proposições para o ensino de História

Martins, Michele Borges

Abstract:

 
Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência implica em abordar uma rede de relações composta por aspectos como a formação, a postura aceita e socialmente esperada de um professor(a) e as políticas voltadas à educação, por exemplo. Nesse sentido a presente pesquisa buscou contribuir para a discussão sobre a práxis do professor(a) de História a partir da trajetória e produção intelectual de Jonathas Serrano. Analisando sua atuação profissional pudemos perceber que ensino e pesquisa foram âmbitos que compunham o seu fazer cotidiano, o que nos proporcionou suporte para afirmar que Serrano ocupou um lugar entre a ciência e docência que influenciou suas propostas, as quais apresentam uma articulação entre conteúdo, aspectos da epistemologia da História e concepções pedagógicas.
 
Reflect on the teaching of history is a complex task, because we live with different understandings about teaching practice. Also, think about this teaching approach involves a network of relations formed by aspects such as training, posture socially accepted and expected of a teacher and policies related to education, for example. In this sense the present study sought to contribute to the discussion on the practice of the teacher history through the lives and intellectual production of Jonathan Serrano. Analyzing their professional performance we realize that teaching and research were spheres that comprised their daily lives do, which provided support for the claim that Serrano took a place between science and teaching has influenced your proposals, coordinating content, aspects of the history and epistemology pedagogical conceptions.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História