A matemática no pôquer: explorando problemas de probabilidade

Ehlert, Seldomar Jeske

Abstract:

 
O presente trabalho propõe a utilização do jogo de pôquer como motivação para o estudo de probabilidade na disciplina de Matemática do Ensino Médio. Juntamente com as regras básicas do jogo de pôquer, na modalidade Texas Hold’em, é apresentada uma sequência de atividades didáticas envolvendo situações específicas de jogo que procuram desenvolver no estudante as técnicas de análise combinatória e a habilidade no cálculo de probabilidades de eventos equiprováveis. No anexo encontram-se problemas resolvidos para aplicação em sala de aula.
 
This work proposes the use of the poker game as motivation for the study of probability in high school math classes. Along with the basic rules of the Texas Hold’em poker game, a sequence of learning activities involving specific game situations that seek to develop in students the techniques of combinatorics and skills in calculating probabilities of equally likely events is presented. Solved problems for use in the classroom can be found at appendix.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional