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dc.contributor.author Fontoura, Ana Elisa Sparano
dc.contributor.author Braun, Ani Maria Swarowsky
dc.contributor.author Freitas, Elisete Maria de
dc.date.accessioned 2016-11-24T02:33:22Z
dc.date.available 2016-11-24T02:33:22Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation FONTOURA, Ana Elisa Sparano; BRAUN, Ani Maria Swarowsky; FREITAS, Elisete Maria de. Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente. Ambiente & Educação, v. 9, n.1, p. 165-176, 2004. Disponível em:< https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/918 >. Acesso em: 23 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6762
dc.description.abstract A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias e reflexões dos autores Humberto Maturana, Michel Serres e Ignacy Sachs. Para isso, será preciso reconsiderar a natureza nos contratos que regulam a vida em sociedade e tornar a educação fundamental na construção da comunhão entre a vida humana e o planeta Terra em sua totalidade. Assim, o conhecimento levará ao entendimento, à compreensão, a uma ação harmônica e ajustada com os outros e o meio, e a um estilo de desenvolvimento baseado na satisfação das necessidades humanas, sociais e culturais. Essa transformação exige o estudo do lugar, a questão em pauta na Geografia, que conduz à compreensão do homem e da sua responsabilidade na construção de um mundo melhor. pt_BR
dc.description.abstract The origin, evolution and crisis of the dominant paradigm are the starting point of this paper. Furthermore, it analyses the world concepts which support the construction of this new paradigm, considering the ideas and reflections of authors Humberto Maturana, Michel Serres and Ignacy Sachs. To do so, it will be necessary to reconsider the nature of the contracts that regulate life in society and to make education essential for the construction of the communion between human life and the Earth, in its totality. Thus, knowledge will lead to understanding, to comprehending and to acting in consonance with other people and the environment, as well as with a development style based on satisfying social and cultural human needs. All this change requires the study of an outlined space, subject approached by Geography, which leads to understanding human kind and their responsibility in the construction of a better world. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Natureza pt_BR
dc.subject Ecodesenvolvimento pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Nature pt_BR
dc.subject Ecodevelopment pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Emotions pt_BR
dc.title Emoção, contrato natural e ecodesenvolvimento: parâmetros do paradigma emergente pt_BR
dc.type article pt_BR


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