Metodologias de Ensino Superior: uma análise de sua utilização pelos professores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sousa-PB.

Oliveira, Layana Carla Gomes de; Macêdo, João Marcelo Alves; Lira, Islânia Andrade de; Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão

Abstract:

 
O ensino superior no Brasil sofre modificações constantes e a utilização de novos métodos de ensino-aprendizagem é de suma importância. O objetivo deste estudo foi demonstrar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de nível superior do Curso de Ciências Contábeis da UFCG, Campus de Sousa-PB. Esta Universidade introduziu em 2004, no Campus de Sousa-PB, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, o que despertou o interesse de vários estudantes e técnicos da profissão em graduarem-se no referido curso. Para os professores isto se torna mais um desafio pelo fato de que alguns desses alunos possuem o conhecimento prático na área. A questão problema que norteia o estudo é Como as estratégias de ensino e as metodologias adotadas pelos docentes que lecionam no curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG – Campus Sousa, lidam com diferentes níveis de conceitos prévios sob o ponto de vista do processo ensino-aprendizagem? Como procedimentos metodológicos a pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa, do tipo descritiva e quanto a sua amplitude optou-se pela pesquisa de campo, sendo a coleta dos dados realizada por meio de um questionário estruturado. As principais estratégias de ensino adotadas são dinâmicas, seminários, aulas expositivas, palestras, aulas orientadas e estudos de caso. Quanto ao perfil do docente que compõe o Curso de Ciências Contábeis em Sousa-PB são profissionais que possuem um alto grau de capacidade, e têm a vontade de inserir a prática nos ensinamentos Contábeis fazendo do aluno de Contabilidade não só um pesquisador, mas um profissional preparado para o mercado de trabalho.
 
Higher education in Brazil undergoes constant changes and new methods of teaching and learning is paramount. The objective of this study was to demonstrate the teaching methodologies used by teachers of upper level Accounting Course UFCG, Campus de Sousa-PB. The University introduced in 2004, Campus de Sousa-PB, the course of Bachelor of Science in Accounting, which aroused the interest of many students and technicians in the profession to graduate in that course. For teachers this becomes more challenging by the fact that some of these students have the knowledge in the area. The question that guides the study issue is how the teaching strategies and methodologies adopted by the faculty who teach undergraduate courses in Accounting UFCG - Campus Sousa, deal with different levels of previous concepts from the point of view of the teaching-learning? The methodological procedures involved the research is characterized as a quantitative, descriptive and its range and it was decided to field research, data collection was performed using a structured questionnaire. The main strategies adopted are dynamic teaching, seminars, lectures, lectures, guided and case studies. Regarding the profile of teachers that make up the Accounting Course in Sousa-PB are professionals who have a high capacity, and have the desire to include practice teaching in Accounting Accounting student doing not only a researcher but a professional prepared for the labor market.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos