Experimentação em ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA

Heckler, Valmir

Abstract:

 
Esta tese de doutoramento apresenta compreensões sobre como uma comunidade de professores em pesquisa-formação online desenvolve/compreende a experimentação em Ciências na Educação a Distância (EaD). Este estudo envolveu treze professores de Ciências, com formações em Química, Física e Biologia, no pensar/atuar em ações coletivas registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina Tópico Especial: Experimentação em Ciências na EaD (TEECE) do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grade (FURG). Para tanto, foi assumida a abordagem sociocultural com base na linguagem como forma de interligar o enfoque genético no desenvolvimento do professor/pesquisador à formação acadêmico-profissional de cada participante. Este é um campo investigativo recente na/sobre formação de professores da área de Ciências nesta modalidade educativa, que emerge, essencialmente, a partir da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na estruturação do histórico da experimentação em Ciências, são destacados diferentes potenciais às atividades do laboratório didático no contexto escolar e acadêmico, enfatizando processos mediados com artefatos científicos da Ciência contemporânea no possibilitar as comunicações e interações dos sujeitos em um cenário de pesquisa-formação online. Dessa forma, é abordada a constituição do campo empírico, delimitado à quinta semana de atividades, associada ao estudo dos intensos diálogos entre os colegas registrados em fóruns e chat frente às questões abertas em atividades com o uso de vídeo e simulador. A partir da linguagem registrada, acontece a construção conjunta da comunicação e do conhecimento, com os professores distantes geograficamente, em torno do efeito estufa, em AVA via/na web. O fenômeno é situado conexo à experiência vivida pelo professor/pesquisador, com aperfeiçoamentos teórico-práticos das atividades investigativas propostas em interfaces do ambiente Moodle na EaD. Esta é uma pesquisa-ação prático-colaborativa com base filosófica fenomenológica hermenêutica, desenvolvida pela produção textual auto-organizada de metatexto, em que o corpus de análise das informações teóricas e empíricas é estudado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), incluindo as três categorias emergentes na construção dos argumentos centrais do estudo. O primeiro argumento contempla as interações entre os professores e os artefatos da experimentação em Ciências na EaD e amplia as compreensões na construção de modelos dos fenômenos. O segundo trata sobre o operar dos artefatos na experimentação em Ciências na EaD, que acontece pelo diálogo e pelos questionamentos dos professores em interfaces no AVA. O terceiro envolve a atuação com os professores no planejamento da aula, que se constitui em pesquisa-formação online pela construção conjunta das comunicações e dos conteúdos em AVA na EaD. Estes compõem o argumento aglutinador da pesquisa: A indagação online da experimentação em Ciências na EaD constitui pesquisa-formação com os professores em AVA pela interatividade no compreender os fenômenos.
 
This doctoral thesis presents understandings about how an community of teachers in research-formation online develop/comprises of the experimentation in Sciences in distance education (DE). Involves thirteen science teachers with formation in chemistry, physics and biology, in think/acting in collective actions recorded in the Virtual Learning Environment (VLE) of the discipline Special Topics: Experimentation in Science in DE, in Graduate studies of Education in Sciences: Chemistry of Life and Health in Universidade Federal do Rio Grande (FURG). For both, it is assumed the sociocultural approach based on language as a way of linking the genetic approach in the development of the teacher/researcher to academic-professional formation of each participant. This is investigative a recent field on/in the formation of teachers in the area of science education in this modality, which emerges essentially after the creation of the system Universidade Aberta do Brasil (UAB). In structuring the history of experimentation in science are highlighted different potential activities the laboratory didactic in context the school and academic, emphasizing mediated processes with scientific artifacts of contemporary science in enabling communication and interactions of individuals in a scenario research-formation online. Thus, this constitution the empirical field, happens bound to the fifth week of activities associated with the study of intense dialogues between colleagues recorded in forums and chat from the open questions in activities with the use of video and simulator. From the registered language, happens to joint construction of knowledge and communication with geographically distant teachers, around the theme greenhouse in VLE via/in web. Thus, the phenomenon is situated cohesive the lived experience by the teacher/researcher with theoretical-practical perfecting of the proposed research activities in the Moodle environment interfaces in DE. This is an research-action practical-collaborative with philosophical basis hermeneutic phenomenological, with the self-organized development of textual production metatext, in the corpus of theoretical and empirical analysis of the information's by Análise Textual Discursiva (ATD), including the three categories emerging in construction of the central arguments of the study. Includes in the first argument, interactions between the teachers and the artifacts of the experimentation in Sciences in DE enlarge understandings in building models of the phenomena. The second deals with the operate of the artifacts in the experimentation in Sciences in DE, which happens through dialogue and of the questioning between teachers in the VLE interfaces. The third involves the work with teachers in planning lessons, which constitutes research-formation online from the joint construction of communications and content in VLE in DE. Both make up the central argument of the research: The inquiry online of the experimentation in Sciences in distance education constitutes research- formation with teachers in the VLE by interactivity in understanding the phenomena.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)