Tempo: a elaboração do conceito nos anos iniciais de escolarização

Abud, Katia Maria

Abstract:

 
Ao procurar sanar essa deficiência, no campo dos estudos sociais, acreditou-se que a proximidade física com o objeto estudado pudesse suprir a ausência de concretude. Dessa forma, ao se pensar na elaboração de currículos em muitos estados brasileiros, a teoria piagetiana e a dos círculos concêntricos de Bruner se associaram para introduzir nas escolas os estudos relativos à sociedade. Um bom exemplo a ser citado são os Guias Curriculares para a implantação das reformas da Lei 5692/71, elaborados por Elza Nadai e Joana Neves, para o Estado de São Paulo. No presente texto discorreremos sobre o processo de construção do conceito de tempo nos anos iniciais da escolarização.
 
Seeking to solve such deficiency in the field of social studies, it was believed that physical proximity to the object under study could compensate the lack of concreteness. Thus, when thinking about curriculum development in many Brazilian states, Piaget‟s theory and Bruner‟s theory of concentric circles were associated in order to introduce social studies in schools. A good example is the Curriculum Guidelines for the implementation of the reforms of Law 5692/71, elaborated by Elza Nadai and Joana Neves for the State of Sao Paulo. In this paper we will discuss the process of building the concept of time in early elementary education.
 

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