Nesta “efeméride” o que temos a comemorar? O ensino de História e a Guerra do Paraguai 150 anos depois - análise da Coleção Didática Projeto Radix: História (PNLD 2014)

Squinelo, Ana Paula

Abstract:

 
O ensino relacionado ao conteúdo intitulado Guerra do Paraguai (1864-1870) apresenta, nos Livros Didáticos, ao longo dos séculos aspectos que são marcados por rupturas e permanências no saber e fazer históricos, tanto docente como discente. Refletir sobre esse processo é o objetivo desse artigo. Para efetivá-lo elenquei alguns elementos norteadores para subsidiar a análise, quais sejam: a historiografia brasileira referente ao conflito platino; questões pertinentes ao estudo sobre Livros Didáticos; e, finalmente, a Coleção Didática denominada Projeto Radix: História (PNLD 2014/História).
 
The teaching about the content of the Paraguayan War (1864-1870) presents, in textbooks, along the centuries aspects that are marked by ruptures and continuities in historical knowing and doing, both student or teachers. Reflecting on this process is the goal of this article. To accomplish it I list to some guiding elements to support the analysis, namely: Brazilian historiography regarding the platinum conflict; relevant to the study of Textbooks issues; and finally, the Curriculum Design Collection Called Radix: History (PNLD 2014/ History).
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos