Análise do comprometimento com o curso de Administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância

Mirco, Deise Duarte; Ávila, José Flávio

Abstract:

 
O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas: a primeira constituiu uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para a elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda, de caráter quantitativo descritivo, destinou-se a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados do trabalho de Meyer, Allen e Smith para a realidade dos estudantes no ensino a distância, configurando-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69,01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental, respectivamente. Também foi possível verificar que os três comprometimentos analisados – afetivo, instrumental e normativo – não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.
 
This paper aims to analyze the commitment of the Business Administration undergraduate program students of FURG in distance education (FURG/UAB). The study was elaborated in two stages: first a bibliographic analysis to identify the variables for the elaboration of the instrument for data collection, and second a descriptive quantitative approach intended to analyze the commitment of the students with the program. The questionnaires were adapted from the work of Meyer, Allen and Smith to the reality of students in distance education, thus constituting an analysis of Likert scale. The questionnaires were applied to the five centers first offering the Business Administration undergraduate program in the distance education at FURG. Out of 71 students, 49 answered the questionnaire, and a total rate of return of 69,01% was obtained. The results demonstrated that the affective aspect stood out followed by the normative and instrumental aspects respectively. Moreover, the three commitments analyzed (affective, instrumental and normative) were found as not antagonistic to each other, i.e. they can exist harmoniously in varying degrees and combinations.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos