dc.description.abstract |
A presente monografia investiga as ações afirmativas para cotas raciais como
políticas públicas, entendendo que as mesmas devem alcançar a pós-graduação.
Sendo esta monografia desenvolvida com base na desconstrução da ideia que as
atuais cotas raciais para ensino superior vêm a ser uma discriminação às avessas,
ou inconstitucional, questiona-se a ausência da pós-graduação na atual lei que
estabelece as cotas raciais. A metodologia utilizada foi a dedutiva explicativa, tendo
por bases uma apurada revisão de literatura, incluindo artigos, conferências e
jurisprudências. A partir desta análise procurou-se primeiramente historicizar a
questão racial no Brasil, através da vida dos (as) negros (as) na escravidão,
abolição, pós-abolição, até a contemporaneidade, fazendo uma desconstrução e
uma reconstrução, num breve relato do que ocorreu com os (as) negros (as),
explicitando os fundamentos da necessidade de políticas públicas e ações
afirmativas, como correção a esta falta de igualdade real e de oportunidade.
Posteriormente objetivou-se, desconstruir a ideia de democracia racial que vela a
discriminação existente firmando as desigualdades, bem como, conceituar políticas
públicas e ações afirmativas no intuito de elucidar. Por fim, são apresentadas
legislações pró-cotas para ensino superior e o coerente questionamento da Lei
12.711/2012 não abarcar a pós-graduação. |
pt_BR |