O instituto da guarda compartilhada no direito brasileiro: história, (des)necessidade e efetividade

Cardoso, Rahiana Pertile

Abstract:

 
Muito antes da promulgação de nossa prolixa, social e democrática Constituição Federal de 1988, o conceito de família vinha sofrendo diversas incrementações e modificações. Social e juridicamente passou-se a aceitar famílias homoafetivas e monoparentais. Assim sendo, em um contexto geral, podemos garantir que as transformações ocorridas, não apenas do ano de 1988 para cá, mas sim ao longo do século, influenciaram profundamente nas relações parentais existentes entre pais e filhos. Os papéis desempenhados por cada sujeito dentro de uma família não são mais estagnados e objetivos. A histórica compreensão de que os menores deveriam continuar sob a égide dos cuidados maternos, ao que tudo indicava, parecia superada, dando fim à clássica pergunta “com quem os filhos deveriam ficar”. Todavia, a separação litigiosa é um tema extremamente delicado e difícil de ser desenvolvido no sentido sócio-psicológico dos seus figurantes. Assim, considerando que todas as pessoas são sujeitos de direitos na órbita jurídica, muitas vezes compete ao magistrado, com base nos princípios norteadores do direito, resguardar o melhor para a criança e/ou adolescente. Desta maneira, com o presente estudo, buscaremos demonstrar como ocorreu a evolução da família, dos institutos relativos à guarda até chegarmos ao modelo atual de guarda compartilhada, bem como demonstraremos como referida evolução foi importante no âmbito social para todos os integrantes da família. Por fim, como análise final do referido trabalho, buscaremos explorar se efetivamente o instituto da guarda compartilhada vem sendo aplicado em nossa sociedade, qual sua fundamentação jurisprudencial, bem como faremos uma reflexão acerca da (des) necessidade de referido instituto para as famílias em período de ruptura. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso será a revisão bibliográfica de doutrinas ,leis, dados e artigos, bem como análise de jurisprudência.
 
Long before the promulgation of our prolix, social and democratic Federal Constitution of 1988, the concept of family has suffered many incrementations and modifications. Families affects and single-parents have become social and judicially accepted. This way, generally speaking, we can guarantee that the transformations that occur, not only from 1988 until today, but over the whole century, have profoundly influenced the parental relations existent between parents and their children. The roles played by each person in a family are not stagnant or objective anymore. The historical comprehension that the young must continue among the parental care of the mother seemed to have been overcome, ceasing the classic question “so who will the kids stay with?” However, the litigious separation is an extremely delicate and difficult subject to be dealt with, in the social and psychological sense of its participants. Considering that every person has rights in juridical terms, it is the magistrates’ competence, based on the guiding principles of the law, to guarantee what is best for the kids and/or adolescence. In this way, with the present study, we seek to demonstrate how the evolution of the family occurred, from the institutes regarding custody until the present model of share custody. We will also seek to demonstrate how the referred evolution was socially important for all of the members of the family. At last, as the final analysis of the study, we seek to explore if the institute of shared custody effectively has been applied in our society, what is the jurisprudential grounding being used, and finally we shall reflect upon the (un) necessities of the referred institute for families in times of disruption. The methods utilized for the development and execution of this end of course paper shall be the bibliographic revision of doctrines, data, laws and articles, as well as a jurisprudential analyses.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FADIR - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Direito