Show simple item record

dc.contributor.advisor Bellicanta, Leandro Sebben
dc.contributor.author Santos, Wellington Tavares dos
dc.date.accessioned 2017-07-20T01:38:38Z
dc.date.available 2017-07-20T01:38:38Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SANTOS, Wellington Tavares dos. A história do quinto postulado, as geometrias não-euclidianas e suas implicações no pensamento científico. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Matemática, Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7427
dc.description.abstract Este trabalho busca reunir algumas informações sobre a história do quinto postulado de Euclides e sobre a descoberta das geometrias não-euclidianas com o objetivo de auxiliar docentes e estudantes de geometria a tomar contato com esta importante etapa do desenvolvimento da ciência. O caminho percorrido por diversos matemáticos que tentaram transformar o quinto postulado em um teorema é revisado e mostra-se como estas tentativas acabaram por resultar no surgimento das geometrias não-euclidianas. Os axiomas e alguns dos primeiros resultados da geometria hiperbólica, bem como alguns modelos para esta geometria, são apresentados. No intuito de estimular o aprendizado das geometrias não-euclidianas, algumas de suas aplicações são comentadas. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to put together some information about the history of the fifth postulate of Euclid and the discovery of non-Euclidean geometries in order to assist teachers and geometry students to make contact with this important step in the development of science. The path taken by several mathematicians who tried to turn the fifth postulate in a theorem is reviewed and shows up how these attempts ultimately result in the emergence of non-Euclidean geometries. The axioms and some of the first results of hyperbolic geometry, as well as some models for this geometry are presented. In order to encourage the learning of non-Euclidean geometries, some of its applications are discussed. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Quinto postulado pt_BR
dc.subject Geometrias não-euclidianas pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Fifth postulate pt_BR
dc.subject Non-euclidean geometries pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.title A história do quinto postulado, as geometrias não-euclidianas e suas implicações no pensamento científico pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Trabalhos de graduação do curso de Licenciatura em Matemática
  • Show simple item record