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dc.contributor.advisor Silveira, Simone de Biazzi Ávila Batista da
dc.contributor.author Avila, Daiélly Chaves de
dc.date.accessioned 2017-12-04T17:28:11Z
dc.date.available 2017-12-04T17:28:11Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation AVILA, Daiélly Chaves de. A prática da mediação no ambiente escolar como meio para abordar com crianças, noções de conflito, cooperação e direitos inerentes à infância. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7591
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende apresentar o trabalho desenvolvido durante o último semestre de 2015, na Escola Estadual Adelaide Alvim, o qual foi aplicado nas turmas do quarto ano, e teve como intuito abordar com os alunos conceitos de mediação, conflito, cooperação e direitos da criança através de dinâmicas, abordagens práticas e lúdicas. As oficinas realizadas no ambiente escolar tiveram como propósito facilitar a compreensão dessas noções básicas no cotidiano escolar, melhorar a convivência entre os alunos, entre professores e alunos e entre as crianças e os familiares, bem como na vida em sociedade. A partir desta perspectiva, a Mediação pode ser compreendida sob uma ótica interdisciplinar, o que possibilita um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, em especial com o estudo jurídico, pedagógico, sociológico e antropológico. Através das reflexões oportunizadas nas oficinas escolares, compreende-se que o conflito faz parte das relações interpessoais e que deve ser enfrentado e conduzido de forma positiva, possibilitando visualizar no mesmo, não um estado fático imutável, mas uma oportunidade de mudanças. Desta forma, a mediação é um instrumento essencial para apresentar à criança a importância do diálogo, da cooperação e respeito às diferenças. pt_BR
dc.description.abstract This Work Completion of course intends to present the work done during the last half of 2015 in the State School Adelaide Alvim, which was applied in the classes of the fourth year, and had the intention to discuss with students the concepts of mediation, conflict, cooperation and children's rights through dynamic, practical and playful approaches. The workshops conducted in the school environment had as purpose facilitate the understanding of these basics in everyday school life; improve the relationship between students, between teachers and students and between children and families and in society. From this perspective, mediation can be understood from an interdisciplinary perspective, which enables a dialogue between the different areas of knowledge, in particular the legal study, educational, sociological and anthropological. Through reflections in school workshops, it is understood that the conflict is part of interpersonal relations and that must be faced and conducted in a positive way, allowing viewing the same, not an immutable factual state, but an opportunity to change. Thus, mediation is an essential tool to show the child the importance of dialogue, cooperation and respect for differences. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Mediação de conflitos pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Direitos da criança pt_BR
dc.subject Conflict mediation pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Children's rights pt_BR
dc.title A prática da mediação no ambiente escolar como meio para abordar com crianças, noções de conflito, cooperação e direitos inerentes à infância pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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