Show simple item record

dc.contributor.advisor Miranda, Angélica Conceição Dias
dc.contributor.author Pereira, Patrícia Vieira
dc.date.accessioned 2018-05-02T15:17:52Z
dc.date.available 2018-05-02T15:17:52Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation PEREIRA, Patrícia Vieira. Mediação da leitura nos currículos dos cursos de biblioteconomia da região sul do Brasil. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7636
dc.description.abstract Neste trabalho verificou-se como a mediação da leitura é abordada nos currículos dos cursos de Bacharel em Biblioteconomia da região Sul do Brasil. Por meio do processo metodológico buscamos descrever os passos percorridos para a presente pesquisa. O objetivo foi analisar como a mediação da leitura é abordada nas disciplinas do curso de Biblioteconomia da região sul brasileira. Para isso, foi necessário pesquisar o Quadro de Sequência Lógica (QSL) e ementas, dos referidos curso das universidades do curso de Biblioteconomia da Região Sul. Usou como metodologia o tipo de pesquisa, universo da pesquisa e etapas da pesquisa. Os dados foram coletados entre 24/03 e 30/04 de 2015. Destaca-se nos resultados: na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), existem 05 disciplinas que abordam uma possível temática sobre a mediação da leitura, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) foram constatadas 05 disciplinas, na Universidade de Londrina (UEL) 05, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) 03 e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram constatadas 02 disciplinas. As considerações apontaram que os cursos pesquisados apresentam nos seus currículos a possibilidade dos estudantes terem contato com a temática mediação da leitura no curso de Bacharel em Biblioteconomia da região Sul do Brasil. pt_BR
dc.description.abstract In this work it was verified as the mediation of the reading is boarded in the resumes of the courses of Bachelor in Biblioteconomia of the South region of Brazil. By means of the metodológico process we search to describe the steps covered for the present research. The objective was to analyze as the mediation of the reading is boarded in disciplines them of the course of Biblioteconomia of the Brazilian south region. For this, it was necessary to search the Picture of Sequência Lógica (QSL) and summaries, of related the course of the universities of the course of Biblioteconomia of the South Region. It used as methodology the type of research, universe of the research and stages of the research. The data had been collected between 24/03 and 30/04 of 2015. It is distinguished in the results: in the Federal University of Rio Grande (FURG), 05 exist discipline that they approach possible a thematic one on the mediation of the reading, in the University of Caxias of Sul (UCS) had been evidenced 05 you discipline, in the University of Londrina (UEL) 05, in the University of the State of Santa Catarina (UDESC) 03 and the Federal University of Santa Catarina (UFSC) had been evidenced 02 discipline. The considerações had pointed that the searched courses present in its resumes the possibility of the students to have contact with the thematic mediation of the reading in the course of Bachelor in Biblioteconomia of the South region of Brazil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Mediação da leitura pt_BR
dc.subject Currículos pt_BR
dc.subject Curso de Bacharel em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject Reading mediation pt_BR
dc.subject Resumes pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in Library Science pt_BR
dc.title Mediação da leitura nos currículos dos cursos de biblioteconomia da região sul do Brasil pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record