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dc.contributor.advisor Gonçalves, Renata Braz
dc.contributor.author Souza, Franciny Bom Reis de
dc.date.accessioned 2018-06-04T16:05:34Z
dc.date.available 2018-06-04T16:05:34Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SOUZA, Franciny Bom Reis de. Livrarias gaúchas e atividades de incentivo à leitura. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7659
dc.description.abstract Esta pesquisa tem o objetivo de analisar se e como ocorrem as práticas de mediação da leitura em livrarias gaúchas. O trabalho aborda os temas: ação cultural, mediação da leitura, hora do conto, contação de histórias e livrarias. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, classifica-se como documental, pois os dados foram obtidos a partir da busca em páginas de livrarias disponibilizadas na internet. Utiliza a análise de conteúdo de Bardin como referencial teórico para análise. Através da análise dos dados identificou-se que as livrarias realizam várias atividades relacionadas à leitura além da venda, propriamente dita, tais atividades visam proporcionar prazer, reflexão e a formação de leitores sendo que os públicos- alvo são crianças, jovens, adultos e idosos. Segundo as livrarias e o referencial teórico utilizado na pesquisa, tais atividades propiciam aos envolvidos desenvolvimento social, autonomia, criatividade e a possibilidade de se expressarem melhor. Percebe-se que as livrarias estão realizando atividades importantes e que não visam somente a venda de livros, mas também tem a preocupação com o incentivo à leitura e atualmente estão proporcionando um número maior de atividades se comparado com as bibliotecas públicas de forma que obtém mais frequentadores. pt_BR
dc.description.abstract This research has the objective of analyzing if and how the mediation practices of reading in Gaucho bookstores occur. The work addresses the themes: cultural action, readingmediation, story time, storytelling and bookstores. The methodology of the research is qualitative, classified as documentary, since the data were obtained from the bookstores pages search on the internet. Bardin's content analysis is used as a theoretical reference for the research. Through the analysis of the data, it has been identified that bookstores carry out various activities related to reading besides selling, such as activities with the aim to provide readers with pleasure, reflection and create good readers, with the target groups of children, young people, adults and the elderly people . According to the bookstores and the theoretical reference used in the research, such activities provide the readers with social development, autonomy, creativity and the possibility of expressing themselves better. It is noticed that bookstores are carrying out important activities that are not only aimed at selling books, but are also concerned with encouraging reading and are currently providing a greater number of activities compared to public libraries so that they get more visitors. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioteconomia pt_BR
dc.subject Livraria pt_BR
dc.subject Mediação da leitura pt_BR
dc.subject Ação cultural pt_BR
dc.subject Hora do conto pt_BR
dc.subject Librarianship pt_BR
dc.subject Book store pt_BR
dc.subject Reading mediation pt_BR
dc.subject Cultural action pt_BR
dc.subject Story time pt_BR
dc.title Livrarias gaúchas e atividades de incentivo à leitura pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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