Show simple item record

dc.contributor.author Marques, Ronualdo
dc.contributor.author Xavier, Claudia Regina
dc.date.accessioned 2018-11-22T03:37:54Z
dc.date.available 2018-11-22T03:37:54Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MARQUES, Ronualdo; XAVIER, Claudia Regina. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 132-150, jan / abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7430>. Acesso em 29 jun. 2018. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7800
dc.description.abstract A Educação Ambiental é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo na promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso crítico de estudantes de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática uma interação e inter-relação de aprendizagem conduzida para aproximar a teoria à prática, manifestando o pensamento crítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza. pt_BR
dc.description.abstract Environmental Education is a subject that interferes directly in our daily. It makes possible the reflections and discussions so that this knowledge contributes to the change in the behavior of individuals in their relationship with the Environment. This study presents a discussion about the application of a Didactic Sequence on the Garbage Ecological Footprint to promote of Environmental Education. We aimed to identify and analyze the development of the critical sense of a 6th grade elementary students class in Curitiba-PR. It was observed in the application of the Didactic Sequence an interaction and inter-relation of learning conducted to approach the theory to the practice, manifesting the critical thinking of the students. We observed that since the development of integrated and participative actions improves the discussions that emerge from the relationships between beings human, society and nature. pt_BR
dc.description.abstract La Educación Ambiental es una temática que interfiere directamente en nuestras vidas y discutirla posibilita las reflexiones que permiten que este saber contribuya con el cambio de comportamiento de los individuos en su relación con el Medio Ambiente. Este estudio muestra una discusión sobre la aplicación de una secuencia didáctica sobre la huella ecológica de la basura en la promoción de La Educación Ambiental buscando identificar y analizar el desarrollo del sentido crítico de una clase estudiantes del 6o año de la Enseñanza Fundamental de Curitiba-PR. Se observó en la aplicación de la Secuencia Didáctica una interacción e interrelación de aprendizaje conducida para aproximar la teoría y la práctica, manifestando el pensamiento crítico de los alumnos, ya que el desarrollo de acciones integradas y participativas potencia las discusiones que emergen de las relaciones entre los seres humanos, la sociedad y la naturaleza. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Editora da Furg pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Pegada ecológica pt_BR
dc.subject Lixo pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Ecological footprint pt_BR
dc.subject Rubbish pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Huella ecológica pt_BR
dc.subject Basura pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.title Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental pt_BR
dc.title.alternative Analysis of critical sense in a didactic sequence in environmental education pt_BR
dc.title.alternative Análisis del senso crítico en una secuencia didáctica en la educación ambiental pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7430 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics