Show simple item record

dc.contributor.author Leite, Andrea Amorim
dc.contributor.author Andrade, Maristela Oliveira de
dc.contributor.author Cruz, Denise Dias da
dc.date.accessioned 2018-11-22T03:43:26Z
dc.date.available 2018-11-22T03:43:26Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation LEITE, Andrea Amorim; ANDRADE, Maristela Oliveira de; CRUZ, Denise Dias da. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 58-75, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7355>. Acesso em: 25 jun. 2018. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7801
dc.description.abstract Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos de docentes e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba, através de questionário e observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar de não ser observado. A escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos. pt_BR
dc.description.abstract Knowing how the school community think about environmental problems is one way to solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n = 10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not observed. The school community do not know about the solid waste problem. pt_BR
dc.description.abstract Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el 60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática de los residuos sólidos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Editora da Furg pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Questionário pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Questionnaire pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Escuela pública pt_BR
dc.subject Cuestionario pt_BR
dc.title Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibano pt_BR
dc.title.alternative Environmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíba pt_BR
dc.title.alternative Percepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7355 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record