Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação

Oliveira, Diego Augusto Lopes; Albuquerque, Nayale Lucinda Andrade; Ramos, Maria Eduarda Carneiro; Catão, Rafaela Camboim; Santos, Natalia do Nascimento

Abstract:

 
Objetivou-se identificar o conhecimento do estudante sobre as ações do enfermeiro no desenvolvimento dos cuidados paliativos. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa onde foi aplicado roteiro de entrevista entre estudantes de um curso de graduação em enfermagem do interior de Pernambuco. As entrevistas foram gravadas e realizadas mediante consentimento formal do sujeito de pesquisa e autorização do comitê de ética na pesquisa. A partir dos relatos foram encontradas a seguintes categorias de análise: Papel do enfermeiro como essencial no processo do cuidado na finitude; Esclarecer e comunicar-se com o paciente em processo de finitude; Trabalhar em equipe multiprofissional; Realizar um cuidado integral e continuado. Observou-se que os 11 estudantes entrevistados apresentam compreensão satisfatória do papel do profissional enfermeiro destacando uma prática pautada nos ideais de humanização, comunicação, parceria com outros profissionais e no cuidado integral e continuado. O perfil de formação que oportuniza a vivência no referencial de cuidados paliativos possibilita maior entendimento sobre a modalidade de atenção e leva o acadêmico a desenvolver novas frentes de atenção na oferta de experiências de cuidado mais satisfatórias para o paciente e familiares.
 
The objective was to identify the student's knowledge about the actions of the nurse in the development of palliative care. This is a descriptive study of a qualitative approach, where an interview script was applied among students of a nursing undergraduate course in the interior of Pernambuco. The interviews were recorded and performed by formal consent of the research subject and authorization of the Research Ethics Committee. From the reports, the following categories of analysis were found: role of the nurse as essential in the process of care in finitude; Clarify and communicate with the patient in the process of finitude; Work in a multiprofessional team; Complete and continued care. It was observed that the 11 students interviewed presented satisfactory comprehension of the role of the nurse professional highlighting a practice based on the ideals of humanization, communication, partnership with other professionals and in integral care and Continued. The formation profile that opportunites the experience in the referential of palliative care allows a greater understanding about the modality of care and leads the scholar to develop new attention fronts in the provision of more satisfactory care experiences for Patient and family.
 

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