Abstract:
O presente estudo trata-se de uma abordagem que busca identificar, desenhar, medir, monitorar, controlar e melhorar os processos de negócio nas organizações que trabalham ou prestam serviços Aduaneiros e Logísticos para a construção de Plataformas Petrolíferas. A ideia é alinhar os processos de negócio à estratégia da organização,para que ela obtenha o desempenho desejado. Este trabalho aborda questões sobre identificação de falhas, problemas, execução, fluxograma e mapeamento de processo, de forma a monitorar, documentar e controlar o fluxo aduaneiro de importação.Para isso, foi feito um trabalho de “proposição de planos”, de cunho qualitativo, a saber: estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas e conversa do cotidiano, na Cidade do Rio Grande no Rio Grande do Sul, no período de março a junho de 2017. Os dados coletados foram organizados, preparados e analisados, desde a transcrição das entrevistas em arquivo pdf até as notas de observação, notas das conversas do cotidiano digitalizadas, áudios e vídeos arquivados.Como principais resultados, encontraram-se falhas entre os fornecedores, os clientes e o próprio prestador do serviço, nestes,destacam-se: (i) demora na análise documental; (ii) falta de um banco de dados com descrições de materiais já cadastrados anteriormente; (iii) erros de registro por falta de comunicação e compreensão da utilidade da planilha de registro; (iv) valor cobrado pela prestação de serviço não condiz com que é vendido; (v) a percepção do cliente quanto aos usos internos das ferramentas pelo prestador de serviço; (vi) falta de esclarecimento e base legal de assuntos como consultoria; e (vii) falta de proatividade e atraso nos registros.
The present study is an approach that seeks to identify, design, measure, monitor, control and improve business processes in organizations that work or provide Customs and Logistics services for the construction of Oil Platforms. The idea is to align business processes with the organization's strategy so that it achieves the desired performance. This work addresses questions about fault identification, problems, execution, flowchart and process mapping, in order to monitor,document and control the flow of import customs. For this, a paper "proposal of plans" was done, of qualitative character, namely: case study. Data were collected through participant observation, interviews and daily conversation, in Rio Grande City, Rio Grande do Sul, from March to June 2017. The data collected were organized, prepared and analyzed, from the transcription of interviews in pdf file, as well as the notes of observation, notes of the daily conversations digitized, audios and videos archived.The main results were found to be flaws between suppliers, customers and the service provider. These include: (i) delay in documentary analysis; (ii) lack of a database with descriptions of materials previously registered; (iii) registration errors due to lack of communication and understanding of the usefulness of the registration worksheet; (iv) value charged for the rendering of service does not match what is sold; (v) the customer's perception of the internal uses of the tools by the service provider; (vi) lack of clarification and legal basis for matters such as consulting; and (vii) lack of proactivity and record delays.