Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Carlos Ney Nascimento de
dc.contributor.author Campos, Fernanda Miranda
dc.date.accessioned 2011-06-30T01:16:30Z
dc.date.available 2011-06-30T01:16:30Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Carlos Ney Nascimento de; CAMPOS, Fernanda Miranda. Educação Ambiental como projeto social nos colégios estaduais João Durval e José Ribeiro na região de Irecê-BA. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 7, p. 50-62, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1255/550>. Acesso em: 25 jun. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-3108
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/800
dc.description.abstract As idéias apresentadas neste trabalho surgiram da necessidade experimentada no cotidiano escolar atuando enquanto docente de geografia na rede pública estadual, no qual foi possível verificar na práxis pedagógica a ausência de ações mais efetivas junto à comunidade estudantil nas questões relacionadas ao meio ambiente e a qualidade de vida da região. Assim, os educadores propuseram-se repensar suas atitudes frente às técnicas e metodologias de contextualização ainda pouco eficientes e promover a construção de ações mais efetivas. Foram desenvolvidos diversos projetos e ações relacionadas ao meio ambiente dentro da “disciplina” Geografia, ministrada pelos autores no ensino médio, na perspectiva da educação ambiental e da transformação do espaço geográfico local. Acreditou-se que os projetos se democraticamente elaborados e postos em prática, podem se tornar instrumentos importantes para a organização da ação cidadã sobre o meio. pt_BR
dc.description.abstract The ideas presented in this paper emerged from the need experienced in the daily school acting as a teacher of geography in the state public network, in which it was verified in practice the lack of educational actions more effective with the student community on issues related to the environment and quality of life of the region. So, educators offered up rethinking their attitudes in which concerns techniques and methodologies of contextualization still somewhat efficient and promote the construction of more effective actions. We developed several projects and actions related to the environment within the subject Geography, taught by the authors in high school, the prospect of environmental education and the transformation of the local geographical area. We believed that the projects if democratically developed and put into practice, can become important tools for the organization of citizen action on the environment. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Projetos pt_BR
dc.subject Gestão social pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Projects pt_BR
dc.subject Social management pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.title Educação Ambiental como projeto social nos colégios estaduais João Durval e José Ribeiro na região de Irecê-BA pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics