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dc.contributor.author Telles, Luciana Pilatti
dc.contributor.author Brisolara, Luciene Bassols
dc.date.accessioned 2019-09-26T16:31:46Z
dc.date.available 2019-09-26T16:31:46Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation TELLES, Luciana Pilatti; BRISOLARA, Luciane Bassols. Desenvolvimento de consciência fonológica em PLA/PLE: análise de material didático e propostas de atividades em tarefas integradas. Matraga - Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, mai-ago., 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/34161. Acesso em: 26 set. 2019. pt_BR
dc.identifier.issn 2446-6905
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8023
dc.description.abstract Na aquisição de uma língua estrangeira, um dos aspectos funda­mentais é o desenvolvimento da consciência fonológica do apren­diz, ou seja, é preciso desenvolver a sua capacidade de ‘refletir’ e ‘manipular’ os sons da língua (ALVES, 2012). Nesse sentido, o presente estudo propõe-se a analisar um livro didático de português como língua adicional/estrangeira (PLA/PLE), a fim de (1) verificar as oportunidades de desenvolvimento de consciência fonológica no manual e (2) propor atividades de desenvolvimento de consciência fonológica em tarefas integradas. Essas tarefas foram planejadas com o escopo de auxiliar o aprendiz na compreensão do funciona­mento da língua e da cultura em aquisição, bem como dos processos variáveis do português do Brasil. A análise do manual é feita com base em ALVES (2012), ALLEGRO (2014), JANOWSKA (2014), TORRESAN (2010), PUREN (2014) e CALABRÒ (2015). Os re­sultados obtidos permitem-nos concluir que, apesar das oportuni­dades de elicitação de aspectos fonético-fonológicos que o manual oferece, essas oportunidades estão bastante circunscritas à discrimi­nação auditiva e ao treino de pronúncia, não havendo espaço para discussão de variação fonológica no português falado no Brasil nem propostas de atividades que ajudem o estudante a refletir sobre pa­drões fonológicos que caracterizam o português brasileiro. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Português Língua Adicional/Estrangeira pt_BR
dc.subject Consciência Fonológica pt_BR
dc.subject Abordagem Orientada para a Ação pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de Materiais pt_BR
dc.title Desenvolvimento de consciência fonológica em PLA/PLE: análise de material didático e propostas de atividades em tarefas integradas pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi DOI:10.12957/matraga.2018.34161 pt_BR


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