A Linguística Documentária na Biblioteconomia na região Sul do Brasil: disciplina e abordagem de conceitos nos cursos de graduação.

Amorim, Taís

Abstract:

 
Este trabalho tem por objetivo geral analisar a importância atribuída à Linguística Documentária nos cursos de Biblioteconomia da região Sul do Brasil e como objetivos específicos, verificar junto aos professores que ministram disciplinas voltadas às linguagens documentárias se a Linguística Documentária é abordada no conteúdo destas; averiguar a formação de graduação e pós-graduação dos professores que discutem linguística documentária no Brasil, a fim de averiguar se os pesquisadores são da área de ciência da informação ou da área de linguística; e identificar as bases teóricas, adotadas pelos cursos de biblioteconomia, voltadas ao ensino da linguística documentária, em busca de demonstrar sua importância para as áreas de organização da informação e organização do conhecimento. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa; quanto aos instrumentos de coleta, caracteriza-se como aplicada. A pesquisa trata-se de um censo, pois sua população são todos os professores de disciplinas que abordam a linguística documentária, sendo escolhido como método de coleta de dados, o questionário. O método adotado para a análise dos resultados foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefreve e Lefreve. Considerando-se a revisão de literatura utilizada nessa pesquisa e após a análise dos dados coletados, é possível inferir que a linguística documentária é um fator importante no contexto biblioteconômico, levando-se em conta seu caráter interdisciplinar trazendo conhecimentos de diferentes áreas, bem como a recuperação da informação como, fundamentalmente, um processo linguístico. Entretanto, apesar de os professores questionados entenderem a LTD como importante, não há estudos aprofundados sobre esse tema nas disciplinas.
 
Este trabajo tiene como objetivo analizar la importancia que se concede a la Lingüística Documental en los cursos de documentación del sur de Brasil y objetivos específicos, consulte con los profesores que enseñan cursos orientados a los lenguajes documentales a la Lingüística documental se aborda en el contenido de éstos; determinar la formación de pregrado y postgrado maestros en discusiones sobre la lingüística documentales en Brasil con el fin de determinar si los investigadores son la información del área de ciencias de la información o área lingüística; e identificar el teórico, adoptada por los cursos de documentación, destinadas a la enseñanza de la lingüística documentales, tratando de demostrar su importancia para la organización de las áreas de lainformación y la organización del conocimiento. Este estudio trata de una investigación descriptiva, de carácter cualitativo; como los instrumentos de recolección, se caracteriza por ser aplicada. La investigación se trata de un censo, ya que su poblaciónson todos los maestros de materias que abordan la lingüística documentales, siendo elegido como método de recolección de datos, el cuestionario. El método adoptado para el análisis de los resultados fue el Sujeto Colectivo Discurso (CSD) de Lefevre y Lefevre. Teniendo en cuenta la revisión de la literatura utilizada en este estudio y después de análisis de los datos recogidos, se puede inferir que el lenguaje documental es un factor importante en biblioteconômico contexto, teniendo en cuenta su conocimiento trayendo carácter interdisciplinario de diferentes campos, así como recuperación de información como fundamentalmente un proceso lingüístico. Sin embargo, a pesar de los profesores interrogados entienden el LTD tan importante, no hay ningún estudio en profundidad sobre este tema en las disciplinas.
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia