Fake news no Facebook: estudo de caso com universitários da Universidade Federal do Rio Grande

Barros, Gilmar Gomes de

Abstract:

 
No século XXI, o sentido do termo “fake news” tem forte relação com a propagação rápida de informação na internet feita, principalmente, por meio das redes sociais. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi verificar se os acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ao se depararem com uma informação, na rede social Facebook, recorrem a fontes de informação para se certificar sobre sua veracidade. Os objetivos específicos, por sua vez, foram os seguintes: a) identificar a frequência de acesso na rede social Facebook dos acadêmicos da FURG; b) verificar o número médio de compartilhamento de informações; c) especificar em que casos os usuários do Facebook verificam as informações recebidas, quanto à veracidade; d) investigar os critérios de escolha de fonte de informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, o presente estudo teve como campo empírico a FURG e, como instrumento de pesquisa, seus universitários. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter descritivo. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário impresso, com seis perguntas fechadas e quatro perguntas abertas e que foi aplicado na Biblioteca Central, localizada no Campus Carreiros. Com relação ao referencial teórico, foram apresentados conceitos e exemplos sobre fake news dentro das redes sociais, principalmente no Facebook, rede social aqui estudada. Os resultados mostram que um número significativo de universitários utiliza o Facebook como fonte de informação e que costumam fazer compartilhamentos. Porém, não se certificam das informações, quanto à veracidade, confiando apenas em fontes tradicionais de informação. Além disso, eles não se informam por meio das mídias independentes e portais informais. Diante disso, conclue-se que embora a fonte de informação seja relevante para os universitários, eles precisam ser educados a investigar criteriosamente a informação em si, além da sua fonte.
 
In the XXI century the term “fake news” have a strong relationship if the prompt spread of information on the internet made primarily through social networks. Based on this, the main objective of this project was to verify if the academics of the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), when they come across an information in the social network Facebook, they verify the sources of information to make sure about their veracity. The specific objectives were the following: a) to identify the frequency of access of the academics of FURG in the social network Facebook; b) to verify the average number of information sharing; c) to specify in which cases Facebook users verify the information received, as to their veracity; d) investigate the criteria to choose the source of information. As to the methodological procedures, the present study had as empirical field the FURG and, as a research instrument, its university students. It is a case study, with a qualitative approach, of basic and descriptive nature. For data collection, a printed survey was used, with six objective questions and four essay questions. It was applied at the Central Library, located at Carreiros Campus. Regarding the theoretical framework, concepts and examples about fake news were presented within social networks, mainly on Facebook, the social network studied here. The results show that a significant number of university students use Facebook as a source of information and that they usually share it. However, they do not certify the information as to truthfulness, relying only on traditional sources of information. In addition, they do not inform themselves through independent media and informal websites. In view of this, it is concluded that although the source of information is relevant to university students, they need to be instructed to carefully investigate the information itself, in addition to its source.
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia