Relações de Liderança e Comprometimento dos liderados à luz do Sistema de Controle Gerencial de uma rede supermercadista gaúcha

Pereira, Thais Aparecida

Abstract:

 
Objetivo – Esta dissertação teve por finalidade examinar como o Sistema de Controle Gerencial (SCG) influencia a díade interativa líder-membro, instrumentalizada pela Leader-Member Exchange – LMX, e o comprometimento tridimensional de membros operacionais.Pressupostos teóricos - A LMX sugere que, dentro da mesma unidade de trabalho, as relações entre líder e liderados são plurais. Em particular, assume-se que em díades interativas de alta qualidade, os seguidores executam tarefas que transcendem sua obrigação. Fator este, preditivo do desempenho organizacional e reflexo do senso de comprometimento do funcionário. Design / metodologia – Empreendeu-se um Estudo de Caso Único, onde uma rede supermercadista gaúcha, caracterizou-se como a unidade-caso. Para tanto, entrevistas foram conduzidas com múltiplos atores sociais; entre eles, fundadores do negócio, diretores, profissionais do RH e funcionários do núcleo operacional. Igualmente, observações não- participantes, análise documental e notas registradas em campo, foram fontes na construção de evidências. Para categorizar e analisar os dados obtidos, utilizou-se a técnica Template Analysis. Resultados – Os achados sugerem que, desde a gestão familiar, o DNA da empresa era voltado ao cuidado e valorização do funcionário. Esta cultura organizacional - entendida nesta dissertação, como um forte mecanismo informal de controle - foi mantida, porém, sofisticada, pela nova gestão profissionalizada. Os dados também revelaram que, junto a nova gestão, o pacote de controles instituídos à rotina organizacional, busca atenuar as relações de alta (in-group) e baixa (out-group) qualidade entre líder-membros, visto que tais interações sociais, eram mais pessoais do que profissionais. Ademais, o núcleo operacional mostrou-se afetivamente comprometido, em virtude da cultura da empresa (herança dos valores da família transpostos aos negócio); enquanto que a influência exercida pelos novos artefatos do SCG, foi capaz de explicar o comprometimento normativo, também, apresentado pelos atores sociais acessados. O comprometimento de continuidade, o qual justifica o vínculo funcionário-empresa pelo fator, estritamente, financeiro, não representou o contexto analisado neste estudo. Limitações da pesquisa – O acesso aos respondentes operacionais, durante a jornada de trabalho, pode ter condicionado respostas críticas e/ou espontâneas. Outra limitação, refere-se ao mapeamento dos controles gerenciais, realizado sem o auxílio de um roteiro semi estruturado de questões, haja vista que, originalmente, a questão de pesquisa norteadora desta dissertação, não contemplava o interesse em investigar a influência do SCG. Todavia, este enfoque emergiu durante a análise das evidências coletadas.Originalidade / valor – (i) Adoção da lente paradigmática interpretativista, bem como de procedimentos metodológicos qualitativos, na pesquisa contábil; (ii) Tropicalização da LMX e do Comprometimento Tridimensional, isto é, adequação das abordagens internacionais ao cenário brasileiro e às particularidades que o compõe. Para isso, pressupostos teóricos e traços da cultura brasileira (os quais norteiam as políticas de gestão praticadas nas empresas) foram confrontados e analisados; (iii) Investigação do fenômeno da liderança, essencialmente, a partir das vivências e perspectivas compartilhadas pelo liderado (membro operacional). Por fim, (iv) geração de evidências empíricas, de modo a suportar os três componentes (afetivo, normativo e de continuidade) do comprometimento; uma vez que as comprovações empíricas concentram-se, estritamente, na base afetiva do Modelo Tridimensional do Comprometimento.
 
Purpose – This dissertation aimed to examine how the Management Control System (MCS) influences the member-leader interactive dyad, instrumented by the Leader-Member Exchange - LMX, and the three-dimensional commitment of operational members. Theoretical assumptions – The LMX suggests that, within the same unit of work, the relations between leader and led are plural. In particular, it is assumed that in high-quality interactive dyads, followers perform tasks that transcend their obligation. This factor, predictive of organizational performance and reflecting the employee's sense of commitment. Design / methodology – A Single Case Study was carried out, where a supermarket chain in the state of Rio Grande do Sul, was characterized as the unit-case. For that, interviews were conducted with multiple social actors; among them, business founders, directors, HR professionals and operational core employees. Also, nonparticipant observations, documental analysis and field notes were sources in the construction of evidence. In order to categorize and analyze the data obtained, we used the technique Template Analysis. Results – The findings suggest that, since the family management, the DNA of the company was directed to the care and valorization of the employee. This organizational culture - understood in this dissertation as a strong informal mechanism of control - was maintained, however, sophisticated by the new professional management. The data also revealed that, together with the new management, the package of controls established in the organizational routine, seeks to attenuate the relationships of high (in-group) and low (out-group) quality among member leaders, since such social interactions, were more personal than professional. In addition, the operational core was affectively compromised, due to the culture of the company (inheritance of family values transposed to the business); while the influence exerted by the new artifacts of the MCS was able to explain the normative commitment, also, presented by the social actors accessed. The commitment of continuity, which justifies the employee-company bond by the strictly financial factor, did not represent the context analyzed in this study. Research limitations – Access to operational respondents during the work day may have conditioned critical and / or spontaneous responses. Another limitation refers to the mapping of managerial controls, carried out without the aid of a semi-structured questionnaire, since originally the question of the guiding research of this dissertation did not contemplate the interest in investigating the influence of the MCS. However, this approach emerged during the analysis of the evidence collected.Originality / value – (i) Adoption of the interpretative paradigmatic lens, as well as qualitative methodological procedures, in the accounting research; (ii) Tropicalization of LMX and Three-dimensional Commitment, that is, adequacy of international approaches to the Brazilian scenario and the particularities that compose it. For this, theoretical assumptions and traits of Brazilian culture (which guide the management policies practiced in companies) were confronted and analyzed; (iii) Investigation of the phenomenon of leadership, essentially, based on the experiences and perspectives shared by the leader (operational member). Finally, (iv) the generation of empirical evidence, in order to support the three components (affective, normative and continuity) of the commitment; since the empirical evidence is strictly focused on the affective basis of the Three-Dimensional Commitment Model.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)