Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Vilmar Alves
dc.contributor.author Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
dc.date.accessioned 2020-02-13T17:26:29Z
dc.date.available 2020-02-13T17:26:29Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation BECK, VINICIUS CARVALHO. Os problemas aditivos e o pensamento algébrico no ciclo de alfabetização. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8285
dc.description.abstract Este estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de mestrado, é compreender as percepções dos professores de Seminário Integrado na rede pública do município de Rio Grande - RS; entender de que forma o documento do EMP foi implementado no espaço escolar, assim como o modo que os professores receberam as informações referentes a nova proposta de ensino; Verificar como os professores percebem a categoria mundo no contexto do EMP e por último, compreender a importância das rodas de diálogos do CIRANDAR na implementação do EMP na rede pública de ensino do município do Rio Grande - RS. Nesse caminho investigado, a metodologia utilizada é de cunho qualitativo com abordagem epistemológica histórico crítica. Para realização de tal estudo, a primeira condição para participação na pesquisa era que os sujeitos investigados fossem professores de Seminário Integrado assumindo-se inseridos no contexto da proposta do documento do Ensino médio Politécnico. Por isso, analisam-se as narrativas de quatro professoras educadoras de Seminário Integrado. As histórias narradas foram obtidas através de entrevistas abertas em profundidade mediada por temáticas guias. Para analise dos dados tinhas como corpos da pesquisa as transcrições das narrativas e um breve relatório que fazia após cada entrevista. A partir da análise, construiu-se três capítulos, que são: 5.1. Prazer! Sou o Ensino Médio Politécnico; 5.2. De mãos dadas construindo o entendimento; 5.3. O trabalho que dá trabalho. A aposta da pesquisa é que conhecendo as experiências que aconteceram e acontecem aos professores, a partir de suas subjetividades e narrativas, pode-se compreender a Constituição do professor de Seminário Integrado perante o contexto do Ensino Médio Politécnico e, uma vez conhecendo seus processos de constituição, podemos compreender como está acontecendo essa reestruturação curricular do Ensino Médio no contexto escolar. pt_BR
dc.description.abstract The following study aims to elaborate on the processes of constitution of teachers from Integrate Seminary towards the proposal that emerges from the Polytechnic High School document. So, the main objective of this master essay is to understand the perceptions of the teachers from Integrate Seminary through the public municipal network in Rio Grande - RS; to understand in what way the document from EMP has been implemented into the school environment, as well as the way that the teachers received the information about that new teaching proposal; Check how the teachers perceive the world category in the EMP context and for the last, understand the importance of dialogue circles from Cirandar on the implementation of the EMP into the public municipal network in Rio Grande - RS. Through this investigation, the methodology used is originally qualitative with an epistemological historical critical approach. To perform such a study, the first condition for the participation on the research was that the investigated subjects were teachers from the Integrate Seminary assuming to be inserted to the context of the proposal from the Polytechnic High School document. Because of this, had been analyzed the narratives of four teachers educators from the Integrated Seminary. The histories told were got by open in average depth interviews through guiding themes. To analyze the data were used as research bodies the transcriptions of the speeches and brief report that was done after each interview. Staring from the analysis, three chapters were built, which are: 5.1. Nice to meet! I am Polytechnic High School; 5.2. Holding hands to build understanding; 5.3. The work that provides work. The proposal is that knowing the experiences that happened and happen to the teachers, merging from their subjectivities and narratives, the constitution of the teacher from the Integrate Seminary can be understood towards the context of the Polytechnic High School, and, once knowing the constitution processes, we can comprehend how the curricular restructuring of the High School has been happening in the school context. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino médio politécnico pt_BR
dc.subject Seminário pt_BR
dc.subject Mundo pt_BR
dc.subject Polytechnic high school pt_BR
dc.subject Integrated seminar pt_BR
dc.subject World of work pt_BR
dc.title Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG pt_BR
dc.title.alternative Polytechnic High School and the world of work : insights from the narratives of the integrated seminary professors in the context of sift - FURG pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)
  • Show simple item record