Narrativas de práticas docentes a partir do livro "Os 15 anos de Mariana : um convite a outras aprendizagens sobre corpos"

Chimieski, Taina Guerra

Abstract:

 
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e objetiva analisar os efeitos do livro "Os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre corpos" nas práticas de docentes da cidade do Rio Grande, RS. Para tal, utilizamos como estratégia metodológica a investigação narrativa. Os dados narrativos foram produzidos a partir de um questionário, de um grupo focal e de entrevistas semiestruturadas. O livro de Mariana propõe possibilidades para pensar o ensino dos corpos orientado por uma perspectiva que os reconhece como construções híbridas, atravessados por inúmeros discursos como, por exemplo, os discursos da mídia, da moda, da saúde, do consumo, do fitness. Nesta pesquisa, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais, na vertente pós-estruturalista, a partir da qual podemos entender os corpos como produções biossociais, construídos diariamente através das interlocuções com os mais diversos discursos que nos interpelam. Ao utilizar abordagens que consideram os aspectos culturais, sociais e históricos envolvidos na produção dos corpos, a escola estará ampliando o campo de problematização do tema. Visando a possibilitar um outro olhar sobre os corpos, o livro aqui analisado foi distribuído a todas as escolas de Ensino Fundamental pertencentes à rede Municipal do Rio Grande, RS. A partir das narrativas dos/as docentes, podemos apontar que, entre os efeitos observados, a utilização do livro possibilitou o desenvolvimento de um projeto de ensino considerado, pelas docentes, interdisciplinar, com o qual todas as professoras do oitavo ano se envolveram. Podemos perceber, também, que para os/as docentes que participaram da pesquisa o ensino dos corpos ainda possui um local específico no currículo, no oitavo ano. Ainda que se permita discutir o tema em outras disciplinas, a ideia de abordá-lo em outras séries ocasionou um estranhamento nos/as participantes. Tais análises evidenciam o quanto ainda estamos presos a uma estrutura didática dos conteúdos programáticos e acabamos por não questionar que esse modelo é também uma invenção e assim pode ser questionada e alterada. A linguagem narrativa e a relação entre o tema do livro e o cotidiano dos/as estudantes são alguns dos fatores que motivaram os/as docentes a utilizar o livro. As atividades realizadas a partir do livro possibilitaram aos/às professores/as discutir com os/as estudantes que os corpos são produções biossociais.
 
This dissertation was produced in the Post-Graduate Program in Education (Programa de Pós-graduação em Educação), of Universidade Federal do Rio Grande - FURG, and your objective is to analyze the effects of the book "Os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre corpos" in the teaching practice. For this, we use the methodological strategy of narrative investigation. The narrative data were produced from a quiz, a focal group and semi-structured interviews. The book of Mariana proposes possibilities to think the teaching of bodies oriented by a perspective that recognizes them as hybrid constructions and crossed by many discourses like, for example, the discourses of the fashion, health, consumption, fitness. In this research, we establish connections with the Cultural Studies, in the post-structuralist strand, from which we can understand the bodies as biosocial productions, built through daily dialogues with the various speeches we the interpellate. By using approaches that consider the cultural, social and historical aspects involved in the production of bodies, the school will be expanding the stud of theme. In order to allow another look at the bodies, the book analyzed here was distributed to all primary schools belonging to the Municipal Network of Rio Grande, RS. From the narratives, we can note that the use of the book enabled the development of the project of teaching considered interdisciplinary that involved all the teachers of the eighth year. We can note too that, for the teachers involved in the research, the body still has a specific place in the curriculum, which is in the eighth year. Although it allows us to discuss the topic in other disciplines, the idea of approaching it in other series led to an estrangement in the participating. Such analyzes show how much we are still stuck with this didactic structure of the syllabus and we ended up not question that this model is also an invention, a construction and thus can be challenged and changed. The playful character, the language and e the relation between the theme of the book and the daily of the students are some aspects pointed by teachers that motivated them to use the book. The activities carried out from the book made it possible for teachers discuss with students that the bodies are biosocial productions.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)