Educação de jovens e adultos : estudo sobre o processo de formação continuada de seus educadores

Altamor, Pâmela Rodrigues

Abstract:

 
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FURG. O estudo foi realizado com três educadoras da EJA e teve comotemática principal a formação continuada para os educadores de jovens e adultos. Paratanto, buscou-se investigar como os educadores da Educação de Jovens e Adultos-EJAatuantes na Rede Municipal de Educação do Rio Grande-RS percebem o processo deformação continuada do qual participam. Tal investigação caracteriza-se como umapesquisa qualitativa, sendo os dados produzidos por meio de entrevistas semiestruturasrealizadas individualmente, gravadas e posteriormente transcritas. A análise dos dadosfoi construída a partir da Análise Textual Discursiva -ATD, de Moraes e Galiazzi,inicialmente realizou-se a impregnação do material produzido pelos sujeitos dapesquisa, para então proceder com a unitarização, a construção de categorias analíticas ea escrita de metatextos. As problematizações realizadas no decorrer da dissertaçãoforam apontando compreensões sobre a importância da formação continuada paraeducadores de jovens e adultos enquanto espaço de reflexão individual e coletiva, o qualultrapasse a visão puramente técnica do trabalho docente, oportunizando ao professoresassumir a autonomia do seu próprio desenvolvimento profissional. A escola é apontadacomo lócus privilegiado de formação e o trabalho coletivo como instância de reflexão epesquisa do professor. Neste contexto, a troca de saberes da experiência entreprofessores da EJA assume posição de destaque, de modo a ser considerada enquantometodologia fundamental nos espaços de formação, de forma que os professores sejamcompreendidos enquanto produtores de saberes e colaboradores nas políticas públicasabrindo espaço para desenvolver reflexões a respeito do docente enquanto ser ativo noseu processo de formação. Entendemos que no decorrer de sua formação, os própriosprofessores desenvolvem saberes específicos da docência na EJA, os quais devem serreconhecidos e compartilhados em seu espaço de formação. Neste sentido, pensar aformação dos professores para a EJA, sobretudo a formação continuada, encontra-seimbricada uma formação específica de professores, de modo que oportunize a seuseducadores pensar sobre os significados da sua prática docente diante de suasespecificidades. Conclui-se ser fundamental pensar em processos de formaçãocontinuada que tenham como propósito atender aos interesses dos professores da EJA, oqual se constitua enquanto um espaço de diálogo e reflexão, de modo a perceber assituações e condições históricas que envolvem o seu trabalho. Essa concepção deformação continuada tem por objetivo incentivar a análise da prática profissionaldocente, de modo que possibilite ao professor da EJA pensar, questionar, refletircriticamente acerca do seu trabalho junto a seus pares.
 
The present research is linked to the Postgraduate Program in Education - PPGEDU /FURG. The study was carried out with three EJA teachers and had as main theme thecontinuous education of young people and adults teachers. In order to do it, weinvestigate how the EJA teachers working in the Municipal School Education in RioGrande-RS perceive the continuous education process in which they participate. Thisresearch is characterized as qualitative, and the data are produced by semi-structuredinterviews carried out individually, recorded and later transcribed. The analysis of thedata was inspired by the Discursive Textual Analysis -ATD, by Moraes and Galiazzi,initially the impregnation of the material produced by the subjects of the research, toproceed with the unitarization, the construction of analytical categories and the writingof metatexts. The problematizations carried out during the dissertation were aimed atunderstanding the importance of the practice of continuing education for youth andadults teachers as a place for individual and collective reflection, which technical viewof teaching work, giving to teachers the autonomy of their own professionaldevelopment. The school is designated as a privileged locus of education and collectivework as an instance of reflection and research to the teacher. In this context, theexchange of experience knowledge among EJA teachers takes a prominent position inorder to be considered as a fundamental methodology in the teacher education places, sothat teachers are understood as producers of knowledge and collaborators in publicpolicies, opening space for develop reflections about the teacher while being active intheir education process. We understand that in the course of their education, the teachersthemselves develop specific knowledge of teaching in the EJA, which must berecognized and shared in their training place. In this sense, thinking about the trainingof EJA teachers, especially continuing education, implies a specific teachers training, sothat it allows its teachers to think about the meanings of their teaching practice in faceof their specificities. As a conclusion, it is fundamental to think that the processes ofcontinuous education have as purpose attend the interests of the EJA teachers, which isconstituted as a place of dialogue and reflection, in order to perceive the historicalsituations and conditions that involve their work. This conception of continuingeducation aims to encourage the analysis of professional teaching practice, so as toenable the EJA teacher to think, to question and to reflect critically on their work withtheir pairs.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)