Percepções sobre o processo de formação continuada no ciclo de alfabetização do CAIC/FURG

Menezes, Bruna Pires dos Santos de

Abstract:

 
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da formação continuada realizada na escola por meio do trabalho colaborativo das docentes deste espaço. A pesquisa foi realizada junto ao Programa Planejamento Coletivo, Atendimento Diferenciado e Formação Continuada (PAF) desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande, que é integrante do Centro de Atenção Integral à criança e ao adolescente CAIC/FURG. Ao longo do estudo procurou-se analisar as relações entre as temáticas abordadas nos encontros de formação continuada e o contexto escolar cotidiano vivenciado pelas professoras, também perceber como acontece a partilha de ideias entre os pares nos momentos de formação. Neste movimento de partilha foi necessário compreender os saberes docentes construídos na atividade da profissão docente. A pesquisa se insere no âmbito das investigações qualitativas, configurando um estudo de caso. Foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa documental, por meio dos documentos que estabelecem o funcionamento do CAIC/FURG, com o propósito de revisitar a história da instituição. No segundo momento, foram coletados dados do portfólio reflexivo da instituição CAIC/FURG, que registra as reuniões de formação continuada do grupo do ciclo de alfabetização e também foram coletados dados por meio de questionário aberto com as professoras alfabetizadoras. Ao revisitar a história do CAIC/FURG se percebe o investimento desta instituição no processo da formação continuada, que ocorre desde 1994. Assim, é traçado um panorama sobre o histórico da profissão docente, por meio de reflexões sobre os saberes e o trabalho docente desenvolvido no âmbito do objeto da pesquisa o PAF. Além disso, são trazidas reflexões sobre a formação docente, envolvendo aspectos da formação inicial e da formação continuada, entrelaçadas pelas políticas públicas instaladas. Como resultados são articulados as contribuições e os limites do PAF, compreendendo a formação continuada no espaço da escola como um movimento permanente. Enfim, foi refletido sobre a formação continuada apoiada no trabalho colaborativo, compreendendo que cada instituição possui seu contexto, mas que a formação continuada caminha junto com as políticas públicas.
 
This research was developed in the pipeline "Educational space and time" in the pos graduation program in Education at Federal University of Rio Grande(PPGEDU- FURG) in masters degree. The purpose of this research was to understand the process of continuing education performed in the framework of Collective Planning Program, Special Attendance and Continuing Education developed at Municipal School of Elementary Education City of Rio Grande which is part of Centre of Full Care to the Child and Adolescent CAIC/FURG. The project orienting aspects was to review the relations between issues addressed at continuing education meetings and the daily school context experimented by the teachers, also realize how knowledge exchange happens between pairs in education moments. In this exchange was necessary understand teacher knowledges built in activities at teaching profession. The research falls at qualitative studies, configuring case study. Consequently, was organized at two different points, in the first place a document search was carried out through documents which establish the operation of CAIC/FURG, in order to revisit the institutions history . After this, CAIC/FURG portfolios data were collected, which has registered all continued education meetings. Also was collected data from an open questionnaire with the teachers. Revisiting CAIC/FURGs history, you realize the institutes investment in continuing formation, which has been occurring for 24 years. Therefore, is overviewed the history of teaching profession through reflections about teacher knowledges and work developed in the object of researchs ambit PAF. In addition, are presented thoughts about teacher education, engaging aspects of initial and continuing education, intertwined installed public policies. The purpose of this research was to understand the process of continuing education performed in the framework of Collective Planning Program, Special Attendance and Continuing Education developed at school to form professors' collective identity.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)