Usabilidade e emoções : um experimento com jogos digitais

Costa Júnior, Miguel Júlio Zinelli da

Abstract:

 
O número de entusiastas por jogos digitais cresce de maneira significativa nos últimos anos, seja para fins de lazer, divertimento ou aprendizado de conteúdos. Assim como o aumento no número de jogadores, o investimento por parte da indústria neste mercado também ganha notoriedade, investido em centros de desenvolvimento e em equipes com profissionais a fim de obter sucesso nos seus produtos. Todavia, este sucesso está atrelado a questões importantes dentro de um jogo digital: a narrativa, a temática, o nível de dificuldade, questões gráficas e sonoras, além da usabilidade do jogo. A problemática que se apresenta é resumida em uma pergunta: Existe relação entre a usabilidade de jogos e as emoções dos jogadores? Esta dissertação tem como objetivo principal investigar esta problemática apresentando um estudo sobre a influência da usabilidade nas emoções dos jogadores. Para tal, são propostas e desenvolvidas duas versões de um jogo digital. De forma a validar essa proposta, são coletados dados fisiológicos e opinião e avaliação dos jogadores sobre a interface dos jogos. Para isto, são utilizados sensores ligados ao Arduino, o protocolo Javino, a linguaguem Java e heurísticas de usabilidade definidas por Nielsen. Após uma análise das informações obtidas, relacionando dados fisiológicos com a avaliação de usabilidade e experiência do jogo, é possível responder a questão de pesquisa: existe relação entre a usabilidade dos jogos e as emoções, sejam positivas ou negativas, sentidas pelos jogadores ao interagir com um determinado jogo. Espera-se que esta dissertação contribua para o desenvolvimento de jogos digitais, focando na importância da usabilidade.
 
The enthusiasts of digital games have grown significantly in last years, whether for leisure, entertainment or content learning. As well as the increase in the number of players, industry investment in this market is also gaining notoriety, invested in development centers and teams with professionals in order to succeed in their products. However, this success is linked to important issues within a digital game: narrative, thematic, level of difficulty, graphic and sound issues, and the usability of the game. The problem that is presented is summarized in a question: Is there a relationship between the usability of games and the emotions of the players ? This dissertation aims to investigate this problem by presenting a study on the influence of usability on the players emotions. For that, two versions of a digital game are proposed and developed. In order to validate this proposal, we collect physiological data and opinion and evaluation of the players on the interface of the games. For this, we use sensors connected to the Arduino, Javino protocol, Java language and usability heuristics defined by Nielsen. After analyzing the information obtained, relating physiological data to the usability and game experience evaluation, it is possible to answer the research question: is there a relationship between the usability of the games and the emotions, whether positive or negative, felt by the players when interacting with a certain game? We hope that this dissertation will contribute to the development of digital games, focusing on the importance of usability.
 

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  • C3 - Mestrado em Engenharia da Computação