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dc.contributor.advisor Santos, Silvana Sidney Costa
dc.contributor.author Ilha, Silomar
dc.date.accessioned 2020-03-11T20:06:39Z
dc.date.available 2020-03-11T20:06:39Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation ILHA, Silomar . Grupo de apoio no contexto da doença de Alzheimer em pessoas idosas/famílias: (geronto)tecnologia cuidativo-educacional complexa. 2016. 196f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Curso de Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8430
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo geral: Compreender o Grupo de Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidadores de Pessoas com a Doença de Alzheimer como uma (geronto)tecnologia cuidativo-educacional complexa para familiares/cuidadores, docentes e discentes dos cursos das áreas da saúde e humanas, geradora de novas geronto)tecnologias de cuidado à pessoa idosa/família. Foram objetivos específicos: Conhecer a compreensão dos docentes e discentes dos cursos das áreas da saúde e humanas acerca do Grupo como uma (geronto)tecnologia cuidativo-educacional no contexto da doença de Alzheimer e de apoio à pessoa idosa/família; Descrever as contribuições do Grupo como (geronto)tecnologia cuidativo-educacional no contexto da doença de Alzheimer em pessoas idosas, na perspectiva de familiares/cuidadores; Identificar, propostas de (geronto)tecnologias desenvolvidas/empregadas pelos familiares/cuidadores como estratégias de cuidado complexo à pessoa idosa/família com doença de Alzheimer. Pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, que utilizou a Complexidade de Edgar Morin. Os dados foram coletados de novembro de 2015 a abril de 2016, por meio da triangulação das técnicas de Grupo Focal, entrevista semiestruturada e observação participante, com 13 familiares/cuidadores de pessoas idosas com a doença de Alzheimer; sete docentes e nove discentes dos cursos das áreas da saúde/humanas participantes do Grupo, de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, totalizando 29 participantes. A análise ocorreu com base na Análise Textual Discursiva. Dos encontros com os docentes emergiram seis categorias e oito subcategorias. Dos encontros com os discentes resultaram quatro categorias e seis subcategorias. Os docentes e discentes defenderam que o Grupo produz e utiliza-se de (geronto)tecnologias e que a união, troca de conhecimentos docente/discente/familiares/cuidadores, além da construção, (des)construção e (re)construção contínuas, instigam os participantes a buscarem novas formas e estratégias com vistas a melhorar o cuidado à pessoa idosa com DA/família. Das entrevistas com os familiares/cuidadores, resultaram duas categorias e 14 subcategorias. Os familiares/cuidadores referiram como contribuições do Grupo a educação e o cuidado dos familiares/cuidadores de pessoas idosas com DA; a educação para o cuidado e para o futuro com a pessoa idosa com DA; a troca, socialização e construção do conhecimento por meio dos diversos saberes existentes no Grupo. Para eles o Grupo contribui como (geronto)tecnologia de cuidado e de educação para o cuidado, ao mesmo tempo, uma vez que nele são construídos conhecimentos que, aplicados na prática, melhoram o cuidado à pessoa idosa com DA. São apresentadas novas (geronto)tecnologias cuidativo-educacionais, construídas pelos integrantes do Grupo. Foram considerados os aspectos éticos que envolvem a pesquisa com seres humanos no Brasil. Esta pesquisa poderá contribuir na ampliação e na compreensão a respeito do Grupo de apoio como uma (geronto)tecnologia cuidativoeducacional complexa, o que o fortalece para o desenvolvimento de novas tecnologias auxiliando os familiares/cuidadores no processo de cuidado da pessoa idosa com a doença de Alzheimer. pt_BR
dc.description.abstract The general objective of this study was to: To understand the Integrated Multidisciplinary Care Group for Caregivers of People with Alzheimer’s Disease as a complex educational and care-related (geronto) technology for relatives/caregivers, teachers and students of the courses of the fields of health and human sciences that may generate new (geronto) technologies of care for the elderly person/family. The specific objectives were: To know the understanding of the teachers and students of the courses of the fields of health and human sciences about the Group as an educational and care-related (geronto) technology in the context of Alzheimer’s disease and a means of support for the elderly person/family; To describe the contributions of the Group as an educational and care-related (geronto) technology in the context of Alzheimer’s disease in elderly people, based on the perspective of relatives/caregivers; To identify proposals of (geronto) technologies developed/applied by relatives/caregivers as complex care strategies for the elderly person/family with Alzheimer’s disease. This is an exploratory, descriptive and qualitative research that used the Edgar Morin’s Complexity. Data were collected from November 2015 to April 2016, through the triangulation of the techniques of Focal Group, semi-structured interview and participant observation, with 13 relatives/caregivers of elderly people with Alzheimer’s disease; seven teachers and nine students of the courses of the fields of health/human sciences who took part in the Group and came from a Higher Education Institution of Rio Grande do Sul, totaling 29 participants. The analysis was conducted on the basis of Discursive Textual Analysis. The meetings with the teachers gave rise to six categories and eight subcategories. The meetings with the students resulted in four categories and six subcategories. The teachers and students claimed that the Group produces and uses (geronto) technologies and that the union and the exchange of knowledge among teacher/ student/relatives/caregivers, besides the continuous construction, (de) construction and (re) construction, induce the participants to search for new ways and strategies for improving the care for the elderly person with AD/family. The interviews with the relatives/caregivers resulted in two categories and 14 subcategories. As for the contributions of the Group, the relatives/caregivers cited the education and the care of relatives/caregivers of elderly people with AD; the education for the care and for the future with the elderly person with AD; the exchange, socialization and construction of knowledge by means of the various skills existing in the Group. According to them, the Group contributes as a (geronto) technology of care and education for the care simultaneously, since it constructs knowledge that, applied in practice, improve the care for the elderly person with AD. New educational and care-related (geronto) technologies constructed by the Group’s members are introduced. The ethical aspects involved in research with human beings in Brazil were considered. This research may contribute to the amplification and understanding of the support Group as a complex educational and care-related (geronto) technology, which strengthens it for the development of new technologies, thereby helping relatives/caregivers during the process related to the health care of the elderly person with the Alzheimer’s disease. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Relações familiares pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Doença de Alzheimer pt_BR
dc.subject Dinâmica pt_BR
dc.subject Não Linear pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Elderly pt_BR
dc.subject Family relations pt_BR
dc.subject Alzheimer’s Disease pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Nonlinear Dynamics pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.title Grupo de apoio no contexto da doença de Alzheimer em pessoas idosas/famílias: (geronto)tecnologia cuidativo-educacional complexa pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • EENF – Doutorado em Enfermagem (Teses)
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