O que é educação ambiental...: para cinco catadores de papelão, no centro da cidade do Rio Grande, RS.

Silva, Claudio Renato Moraes da

Abstract:

 
A pesquisa utilizou a obra REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. 107 p. ISBN: 9788511001228 a ser presenteada aos cinco catadores de papelão, no centro da Cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul do Brasil. E essas leituras são a Rede de fundo para a investigação. Trabalhar com os catadores, especificamente de papelão é ouvir pessoas. Ouvir suas imagens que representam a si mesmos. A leitura vem a ser reflexãointervenção na vida e no viver dos catadores. Assume o papel de contraponto nas construções daquilo que dizem e pensam ser Educação Ambiental. Antes da leitura, sob uma Linguagem Cotidiana. Puro conhecimento. Nato ou adquirido pelo modo de fazer o seu trabalho de catador. Pela instrução escolar ou não. Pelas políticas que se estabelecem. Ante a leitura, sob uma Linguagem Controlada, elementos artificiais de educação – interferência literária, os interlocutores da pesquisa vêm revelar o que é Educação Ambiental. O olhar sobre o que é Educação Ambiental é interferido pela leitura da obra de Reigota. Ou um novo olhar se constrói e representa-se em diferente olhar. Surge, nas pessoas, outra maneira de olhar a fotografia da natureza. Os retratos das suas vidas e do seu trabalho de catador. Não ficarão iguais. Olhar pela lente da revelação e utilizar do nitrato de prata – o livro O que é Educação Ambiental? É Se revelar diferente. Esse comparativo é o “descobrimento” da/na pesquisa. Dessa forma, responde-se não só a questão geradora, mas o próprio título da investigação científica. Essa resposta é a joia da pesquisa. No caso, a joia encontrada no Rio Grande, RS, os Catadores de Papelão. Ouvir, tratar e representar por imagens “O que é Educação Ambiental... para cinco Catadores de papelão, no centro da Cidade do Rio Grande, RS”. Também, para responder o núcleo da questão geradora da pesquisa – O que é Educação Ambiental, o pesquisador é convidado por quatro (04) Bibliotecários, egressos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG para ante a obra de Reigota representar conceitos sobre Educação Ambiental. Os catadores de papelão não estão sendo convidadas a escrever artigos. Livros. Teses. Os catadores de papelão são as pessoas que com os seus discursos e, a reunião de suas falas constituiu o corpo teórico dessa investigação, para a Tese.
 
The research will use the work REIGOTA, Marcos. What is Environmental Education. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. 107 p. ISBN: 9788511001228 being gifted to five collectors in center of Rio Grande in Rio Grande do Sul in Brasil. And these readings are the background for network research. Working with the hunters, specifically cardboard is to hear people. Listening to their representations. Knowledge. Information we have about what is environmental education, how is your environment. The reading comes to reflection-intervention in the life and living of waste pickers. Assume the role of counterpoint in the constructions of what they say and think is Environmental Education. Before reading, in a Natural Language. Pure knowledge. Innate or acquired by way of doing your job picker. For schooling or not. Policies that set. Beliefs, cultures, among others are factors that substantiate the representation of which is environmental education for five collectors of cardboard in the center of Rio Grande, RS. Before the reading, language in a controlled, artificial elements of education - literary interference, the interlocutors of the research are to reveal what is environmental education. The look on what Environmental Education is interfered with by reading the work of Reigota. Or a new look is constructed and represented in different look. Surge in people, another way of looking at nature photography. The portraits of their lives and their work picker. Will not be equal. Looking through the lens of disclosure and use of silver nitrate - the book What is Environmental Education? It is to reveal different. This comparison is the "discovery" of / in the search. Thus, not only answers the question generator, but the title of scientific research. This response is the jewel in the research. In this case, the jewel found in the Rio Grande, RS, the Collectors of cardboard. Listen, treat and represent the "What is Environmental Education ... Collectors for five cardboard in the center of Rio Grande, RS. " Also, to answer the core question of generating the research - What is Environmental Education, the researcher is invited for four (04) Librarians, graduates of the Federal University of Rio Grande - FURG compared to the work of Reigota represent concepts on Environmental Education. The cardboard collectors are not being invited to write articles. Books. Theses. The cardboard pickers are the people with their speeches and the meeting of their speeches was the theoretical framework of this research for the thesis.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)