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dc.contributor.author Acosta, Cristina Maria Machim
dc.contributor.author Silva, Ana Maria Volkmer de Azambuja da
dc.contributor.author Lima, Milton Luiz Paiva de
dc.date.accessioned 2011-08-15T13:12:44Z
dc.date.available 2011-08-15T13:12:44Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation ACOSTA, C. M. M. ; AZAMBUJA, A. M. V. ; LIMA, Milton Luiz Paiva de . Aplicação de análise envoltória de dados (DEA) para medir eficiência em portos brasileiros. Revista de Literatura dos Transportes, São José do Campos, v. 5, n. 4, p. 88-102, 2011. Disponível em: <http://www.pesquisaemtransportes.net.br/relit/index.php/relit/article/view/r2011-076/pdf_61>. Acesso em: 13 ago. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 2177-1065
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/847
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo identificar benchmarkings em portos brasileiros utilizando a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica possibilitou a construção de um escore de eficiência técnica a partir de insumos e produtos considerados importantes no processo de movimentação de cargas portuárias. A partir desses índices foi possível verificar quais portos vem apresentando melhores desempenhos, isto é, otimizando seus recursos para a movimentação de suas cargas. Os portos que se mostraram eficientes foram Areia Branca (RN), Itaqui (MA), Natal (RN), Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC). Analisando esses portos percebe-se que fatores como tipo de carga movimentada, localização e modernização contribuíram para que atingissem a fronteira de eficiência. pt_BR
dc.description.abstract This study aimed to identify benchmarkings in Brazilian ports using the technique of Data Envelopment Analysis (DEA). This technique enabled the construction of a score of technical efficiency from inputs and outputs considered important in the process of port handling services. From these indices it was possible to verify which ports have been presenting better performances, in other words, optimizing their resources to improve the movement of their cargo. The ports that showed to be more efficient were Areia Branca (RN), Itaqui (MA), Natal (RN), Santos (SP) and São Francisco do Sul (SC). The analysis of these ports showed that factors like the kind of cargo moved, location and modernization contributed for them to reach the frontier of efficiency.
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Análise envoltória de dados pt_BR
dc.subject Portos brasileiros pt_BR
dc.subject Eficiência pt_BR
dc.title Aplicação de análise envoltória de dados (DEA) para medir eficiência em portos brasileiros pt_BR
dc.type article pt_BR


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