Educação Ambiental e cidadania: o exemplo da poluição do ar em Rio Grande.

Nóbrega, Michelle Rodrigues

Abstract:

 
Esta pesquisa teve como objetivo através da ação dialógica proposta por Paulo Freire, compreender, qual o conceito de qualidade do ar para os sujeitos participantes dessa e em que medida a Educação Ambiental pode contribuir para a emergência de espaços participativos na gestão pública. Para tal, o referencial metodológico apropriado foi a pesquisa-ação. Foram construídos dois momentos de prática educativa que possibilitaram a construção do ‘corpus’ da mesma. Primeiramente foram realizadas entrevistas semi-abertas junto aos sujeitos moradores dos seguintes bairros: Santa Teresa, 4ª Secção da Barra, Vila Militar, Vila Santinha, Hidráulica, Centro, Getúlio Vargas, Salgado Filho, Navegantes e Trevo. Os sujeitos participantes desta fase da pesquisa foram previamente selecionados, através dos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração o critério da freqüência de internação (três vezes durante o ano no período de 2002 a 2005) por doenças respiratórias, como a asma, bronquite e sinusite. As entrevistas apresentavam questões norteadoras: Existe poluição no seu bairro ou cidade?, Quem monitora a poluição do ar?, Qual o acesso a esses resultados?, De quem é a responsabilidade por termos episódios de poluição do ar?, Quais sugestões podem ser apontadas para mudança dessa problemática? Após o estabelecimento desta visão panorâmica acerca de como os sujeitos percebem a poluição do ar, foram selecionados, dois bairros para a realização das reuniões a fim de discutir o tema proposto, sendo esses: Santa Teresa e 4ª Secção da Barra. A realização dessas reuniões teve, como proposta metodológica o ‘Circulo de Cultura’, proposto por Paulo Freire. Para a análise e interpretação do corpus deste trabalho utilizou-se a análise textual discursiva de Roque Moraes. Evidencia-se que o conceito qualidade do ar, construído durante esse período baseia-se em uma gama de critérios, que incluem desde o respeito ao meio físico-natural bem como o direito de todo trabalhador do meio industrial estar protegido dos danos causados através da poluição do ar no ambiente onde trabalha. A construção da prática educativa baseada, na proposta freireana, permite hoje afirmarmos a existência da desinformação presente nos argumentos dos sujeitos participantes dessa pesquisa frente às questões de desvelamento de tal problemática. Alerta-se, porém que esta, não é tão acentuada quanto a distância da dimensão entre a ação individual e a ação coletiva.
 
This research had as the objetive, through the dialogic action proposed by Paulo Freire, understand what is the air quality conception to the participants of this research and how the Environment Education can contribute to the emergency of participative spaces in the public administration. The appropriated methodological reference for this was a participative research. Two moments of educative pratice, were built wich allowed the construction of the corpus of this research. Initially semi-open interviews were made with the inhabitants of the following neighborhoods: Santa Teresa, Barra, Vila Militar, Vila Santinha, Hidráulica, Centro, Getúlio Vargas, Salgado Filho, Navegantes e Trevo. The participants of this first part of the research were previously selected througth Sistema Único de Saúde (SUS) data, considering the criteria of frequency of internenment (three times a the year during the period of 2002 a 2005) for respiratory diseases as asthma, bronchitis and sinusits. The interview had main questions as: Is there pollution in your neighborhood or city?, Who measures the air pollution?, What is the acess to these results?, Who has the responsibility for episodic terms of air pollution? What suggestion can be pointed to change this problem? After establishing this panoramic view about how the participants feel the air pollution, selected two were neighborhoods to make meetings to discuss the proposed subject. The methodological proposal the ‘Círculo de Cultura’ proposed by Paulo Freire. For the analysis seen that the concept of air quality, built during this period of educative practice was based in a quantity criteria wich include since the respect to the natural environment going through the right of all industry worker to be protected from problems caused by bad conditions in the environment. The construction of the educative practice based in Freire’s proposal allows today to affirm the existence of disinformation in the arguments of the participants of this research for the questions of diligence of the problematic air pollution. But, I alert that this is not so intense as the distance of the dimension between the individual action and the collective one.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)