O fundamento estético na educação ambiental transformadora.

Siveira, Wagner Terra

Abstract:

 
Esta pesquisa constitui-se como um esforço teórico-criativo que investiga os laços entre a esfera do estético e os fundamentos da Educação Ambiental pautada por uma perspectiva crítica e transformadora da organização da sociedade e do próprio ser humano. Neste processo investigativo foram evidenciados impactos severos de nossa atual organização societária sobre o que há de mais individual: a sensibilidade humana, de cada um de nós. Assim, buscamos esclarecer os motivos que nos levam a defender um viés crítico e um sentido militante em nossas teorias e práticas educativas, estando pautados por um objetivo amplo de transformação social. Nosso esforço de pesquisa foi desenvolvido sobre o pressuposto de que existe um nível significativo de convergências entre estas duas áreas específicas da educação: a ambiental e a estética. Nessa investigação, tivemos como foco principal os escritos de autores que assumem a transformação positiva da sociedade como uma pré-condição necessária para que seja possível desencadear processos de desenvolvimento amplo da esfera do estético nos sujeitos humanos, assumindo assim um caráter potencialmente transformador em suas obras. Com base neste recorte, foram incluídos neste trabalho escritos de Adolfo Sánchez Vázquez, István Mészáros, Graciela Montero e Pablo René Estévez. Primeiramente trouxemos as nossas considerações sobre aspectos básicos para a compreensão deste trabalho. Num segundo momento, procuramos aprofundar nosso entendimento sobre a condição estética do ser humano, historicamente desenvolvida. A terceira etapa do trabalho coloca a crise ambiental sob uma perspectiva estética, para então fundamentarmos uma perspectiva estética em seu enfrentamento a partir do campo da Educação Ambiental. Nesse sentido, procuramos realizar uma abordagem pautada no caráter inerentemente antiestético do capitalismo, especialmente em sua configuração hegemônica global. Para isso, avançaremos na leitura acerca da degradação da natureza humana e não humana, abrangendo considerações relativas aos processos de alienação no capitalismo e de destruição do patrimônio estético-natural e seus impactos sobre a condição estética do ser humano. Na quarta e última parte desta dissertação antes de nossas considerações finais, buscamos nos debruçar novamente, num movimento reflexivo, sobre as bases que fundamentam a Educação Ambiental que defendemos.
 
This research consists in a theoretical and creative effort that investigates the links between the aesthetic and the fundamentals of the environmental education guided by a critical and transformative perspective of the organization of society and the human being. In this investigative process we have highlighted some of the severe impacts of our current social structure on the human sensitivity of each of us. Thus, we seek to clarify the reasons why we are arguing towards a critical and militant perspective in our educational theories and practices, guided by the objective of social transformation. Our research effort builds on the assumption that there is a significant level of convergence between these two specific areas of education: the environmental and the aesthetic. In this investigation, we focus on the writings of authors that assume the positive transformation of society as a necessary condition for the development of the sphere of the aesthetic in human individuals. Thus, they assume a social-transformative in their works. Based on this cut, we have included in our work the writtens of Adolfo Sánchez Vázquez, István Mészáros, Graciela Montero and Pablo Estévez. At first, we brought our basic considerations for the understanding this work. Secondly, we seek deeper into our understanding of the aesthetic condition of human beings, socio-historically developed. The third stage of this work focus in the environmental crisis developed in an aesthetic perspective, and then to establish a aesthetic perspective in our intent to face this crisis based on the field of the Environmental Education. In this sense, we make an approach guided by the inherently anti-aesthetic character of capitalism, especially in its global and hegemonic configuration of nowadays. To do this, we intended to make progress in the reading about the degradation of human and nonhuman nature, including some considerations related to alienation processes under capitalism and the destruction of the aesthetic and natural areas and its impacts on the human aesthetics condition. In the fourth and final part of this work before our final considerations, we seek to look, in a reflexive movement, on the bases that support environmental education that we advocate.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)