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dc.contributor.advisor Domingues, Marcelo Vinicius de la Rocha
dc.contributor.author Oliveira, Daniela Schuster de
dc.date.accessioned 2020-05-27T19:26:06Z
dc.date.available 2020-05-27T19:26:06Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Daniela Schuster de. Correlação entre o crescimento do complexo portuário industrial e aspectos socioambientais do município do Rio Grande - RS no período de 1970-2010. 2012. Dissertação (Mestrado em Gerenciamento Costeiro) – Instituto de Oceanografia, Universidade Federal do Rio Grande, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8760
dc.description.abstract O Porto do Rio Grande, localizado no extremo sul do Rio Grande do Sul, sendo último porto marítimo no Atlântico sul vive na atualidade uma nova fase de expansão, estimulada pela retomada da indústria naval brasileira. A vinda de investimentos portuário-industriais para o Porto do Rio Grande reflete em mudanças na urbanidade do município onde está instalado, gerando conflitos socioambientais. E para que haja um planejamento urbano eficaz e eficiente é necessário entender a evolução do processo de ocupação do espaço e suas relações sociais. A presente dissertação visa caracterizar as diferentes fases de crescimento do Porto do Rio Grande e Distrito Industrial no período de 1970 a 2010, confrontando-as com o desenvolvimento municipal e fazendo uma correlação com a supressão de ecossistemas nas áreas urbanas e portuárias. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica de caráter histórico do desenvolvimento urbano/industrial do município do Rio Grande com o intuito de entender as relações sociais envolvidas no processo evolutivo. A partir da compilação de dados da movimentação de carga via porto identificou-se as fases de crescimento portuário, as quais foram correlacionadas com os indicadores de desenvolvimento municipal. Entre os indicadores, os selecionados foram: Censo demográfico, PIB municipal, IDH municipal e o número de economias atendidas com água, luz e esgoto. A partir da análise do período temporal em foco foi possível identificar três fases de crescimento portuário, o primeiro ciclo de crescimento exógeno durante a implantação do Superporto e Distrito Industrial, seguida de uma fase de estagnação e a última fase, segundo ciclo de crescimento exógeno que começa a se cristalizar na paisagem de Rio Grande com a vinda do Polo Naval e offshore. O crescimento do IDH acompanhou o crescimento portuário, e o crescimento demográfico e o PIB tiveram crescimento similar apenas no primeiro ciclo de desenvolvimento exógeno. Nas décadas seguintes o PIB municipal apresentou reflexos amplificados em relação à variação da movimentação de carga no Porto. Os indicadores de infraestrutura, água e esgoto, demoraram quase uma década para reagir no primeiro ciclo de crescimento, já na atualidade mostram-se diferentes apresentando uma reação mais imediata. A expansão urbano-portuária tem suprimidos em maior quantidade os ambientes de marisma, dunas holocências com campos litorâneos ao longo das últimas quatro décadas. Como o município do Rio Grande encontrase em um área de grande fragilidade ambiental, a conservação de seus ecossistemas é necessario para manter o equilíbrio hídrico da região e sua sustentabilidade ambiental. O planejamento e gestão das áreas municipais não é uma tarefa fácil. O crescimento econômico no município gera pressões diversas na urbis e no meio ambiente, sendo imprecindível o entendimento do processo evolutivo e uma visão da totalidade dos processos para se buscar de forma conjunta a sustentabilidade ambiental e o bem-estar social. pt_BR
dc.description.abstract The Port of Rio Grande, located in southern Rio Grande do Sul, faces nowadays a new phase of expansion, stimulated by the resumption of the Brazilian shipbuilding industry. Port-industrial investments for the Port of Rio Grande induced changes in the urban expansion, demanding an effective and efficient urban planning to understand the progress of space occupation and their social relations. This dissertation aims to characterize the different phases of growth of the Port of Rio Grande and his adjacent Industrial District in the period 1970 to 2010, comparing them with the municipal development in the same period. The study also tried to explore the correlation between port development and the suppression of ecosystems in port and urban areas. The study was done through a literature review of historical data on urban development and industrial district of Rio Grande, and explored the correlations between growth data of cargo handling port and indicators of municipal development. Among the indicators, were selected: Census, municipal PIB, IDH and the number of economies with water, electricity and sewage. From the analysis in the period of time considered, it was possible to identify three growing stages for the port. The first cycle of exogenous growth took place during the implantation of the industrial district, called Super-Port. That stage was followed by a plateau or level period. Finally, the last stage presented a second exogenous growth cycle that begins to crystallized in the landscape of Rio Grande with the establishment of the “Polo aval and Offshore”. The IDH growth indexes followed the port, and population growth. PIB growth indexes reflected only the first cycle of exogenous development. In the following decades the municipal PÌB showed amplified indications regarding changes in the handling of cargo at the Port. Infrastructure, water and sewage indicators took nearly a decade to respond to the first cycle of growth Presently those indicators appear to react differently by showing a more immediate reaction. The expansion of urban-port has been jeopardizing salt marsh environments and pleistocene coastal dune fields over the past four decades. As the city of Rio Grande is located in an area of environmental fragility, the preservation of its ecosystems is necessary to maintain water balance and environmental sustainability in the region. The planning and management of municipal areas is not an easy task. It is necessary to jointly considered all the processes of economic growth and various environment pressures to pursue the desirable environmental sustainability and social welfare. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject complexo portuário industrial pt_BR
dc.subject aspectos socio-ambientais pt_BR
dc.title Correlação entre o crescimento do complexo portuário industrial e aspectos socioambientais do município do Rio Grande - RS no período de 1970-2010 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IO – Mestrado em Gerenciamento Costeiro - (Dissertações)
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