A estufa escolar como espaço de ensino de Física

Pires, Jankiel Robert Lopes

Abstract:

 
Este trabalho busca algo fundamental na docência: a melhoria da prática daquele que ensina e está sempre aprendendo. Neste sentido, este quis se enveredar por um caminho que se aproximasse o máximo possível da pedagogia freireana, sem que, entretanto, se perdesse a linearidade curricular com a qual se vinha trabalhando, e também, com a qual a comunidade onde esse trabalho se realizou já estava tão acostumada. O objetivo principal foi a busca de uma nova metodologia para ensinar física. E isso foi feito por meio da construção, uso e manutenção de estufas num dos espaços da escola. Buscou-se por associações desta construção, bem como, de sua posterior utilização, com os conceitos comumente vistos no primeiro ano do ensino médio na disciplina de Física. De forma mais específica, foi feita uma sequência didática de cinco planos de aula, onde o primeiro envolveu a associação da construção das estufas com o ato de medir, os tipos de grandezas físicas e o Sistema Internacional de Unidades; o segundo trabalhou e relacionou com as estufas os conceitos de prefixos, múltiplos e submúltiplos, potência de base dez, notação científica e conversão de unidades; o terceiro relaciona o uso das estufas e a medida do crescimento de uma planta com os conceitos preliminares necessários para desenvolver a questão que envolve os movimentos (referencial, posição, trajetória, deslocamento, distância total percorrida, partícula, corpo extenso, velocidade média, rapidez, velocidade instantânea); o quarto buscou associar alguns tipos de movimentos propriamente ditos como o MRU, o MRUV e a QL com o crescimento de plantas; e o quinto e último buscou trabalhar o conceito de força, Lei de Hooke e Leis de Newton, por meio da construção de um dinamômetro que serviu para medir forças relativas à estabilidade das estruturas.
 
This work seeks something fundamental in teaching: the improvement of the practice of those who teach and are always learning. In this sense, he wanted to take a path that was as close as possible to Freire's pedagogy, without, however, losing the curricular linearity with which he had been working, and also, with which the community where this work took place. I was so used to it. The main objective was the search for a new methodology to teach physics. And this was done by building, using and maintaining greenhouses in one of the school spaces. We sought associations of this construction, as well as its subsequent use, with the concepts commonly seen in the first year of high school in the discipline of Physics. More specifically, a didactic sequence of five lesson plans was made, where the first involved the association of the construction of greenhouses with the act of measuring, the types of physical quantities and the International System of Units; the second worked and related to the greenhouses the concepts of prefixes, multiples and submultiples, base ten power, scientific notation and unit conversion; The third relates the use of greenhouses and the measurement of the growth of a plant with the preliminary concepts necessary to develop the question that involves the movements (referential, position, trajectory, displacement, total distance traveled, particle, extended body, average velocity, average speed, instantaneous velocity); the fourth sought to associate some types of movements themselves such as uniform rectilinear motion, uniformly varied rectilinear motion and free-fall with plant growth; and the fifth and last sought to work on the concept of force, Hooke's Law and Newton's Laws, by constructing a dynamometer that served to measure forces relative to the stability of structures.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física