Show simple item record

dc.contributor.advisor Mattos, Viviane Leite Dias de
dc.contributor.author Dutra, Vanussa Braga Rezende
dc.date.accessioned 2020-07-15T17:59:57Z
dc.date.available 2020-07-15T17:59:57Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation DUTRA, Vanussa Braga Rezende. Um modelo para avaliar a satisfação dos discentes em Relação a cursos de Graduação em matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Faculdade de Modelagem Computacional. Universidade Federal do Rio Grande, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8863
dc.description.abstract A pesquisa consistiu em desenvolver um modelo que tem a finalidade de mensurar o nível de satisfação dos discentes de cursos de graduação em Matemática. Inicialmente foi realizada uma extensa revisão de literatura e, com base principalmente em três trabalhos, foi elaborado um instrumento preliminar, composto por 35 declarações. Este instrumento passou por um processo de validação de conteúdo, envolvendo discentes e docentes, que possibilitou a elaboração de sua primeira versão, composta por 27 itens. Posteriormente, o instrumento foi aplicado em 142 estudantes de duas IES, com a finalidade de realizar a validação de construto. Neste processo foi aplicada a técnica estatística Análise Fatorial, que utilizou os métodos dos Componentes Principais e dos Eixos Principais, este último com a rotação Varimax, para a identificação e extração dos fatores. Foi possível identificar quatro fatores que conseguem explicar 68,98% da variância, o que foi considerado bom. No final desse processo o instrumento ficou composto por 19 itens. Este procedimento foi acompanhado de uma análise de confiabilidade, por meio do coeficiente alfa de Cronbach, que apresentou também resultados satisfatórios. O escore da satisfação, calculado pela diferença do valor atribuído pelos respondentes para a qualidade do serviço oferecido e a importância do mesmo, foi determinado por meio dos controladores fuzzy. Esse modelo passou por uma primeira análise de qualidade, onde foi utilizada a Análise de Regressão Múltipla, sendo a qualidade do ajuste investigada pelo coeficiente de determinação, teste F e análise dos resíduos. Finalizando, foi realizada uma análise gráfica dos resíduos. A partir das análises realizadas, o modelo encontrado pode ser considerado de boa qualidade. pt_BR
dc.description.abstract The research consisted of developing a model that has the purpose of measuring the level of satisfaction of undergraduate students in Mathematics. Initially an extensive literature review was carried out and, based mainly on three papers, a preliminary instrument was elaborated, consisting of 35 declarations. This instrument underwent a content validation process involving students and teachers that enabled the elaboration of the first version of the instrument (composed of 27 items). Subsequently, the instrument was applied to 142 students from two HEIs, with the purpose of performing the construct validation. In this process was applied the statistical technique Factor Analysis, which used the methods of the Principal Components and the Principal Axes, with the Varimax rotation, for the identification and extraction of the factors. It was possible to identify four factors that can explain 68.98% of the variance, which was considered good. At the end of this process the instrument was composed of 19 items. This procedure was accompanied by a reliability analysis using the Cronbach alpha coefficient, which also presented satisfactory results. The satisfaction score, calculated by the difference of the value attributed by the respondents to the service quality offered and the importance of the service was determined through the fuzzy controllers. This model underwent a first quality analysis, where the Multiple Regression Analysis was used, the adjustment being investigated by the coefficient of determination, correlation and test F. A graphic analysis of the residues was finalized. Considering the analyzes performed, the model presented a good index of quality. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Análise Fatorial pt_BR
dc.subject Controladores Fuzzy pt_BR
dc.subject Satisfaction pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Factor analysis pt_BR
dc.subject Fuzzy Controllers pt_BR
dc.title Um modelo para avaliar a satisfação dos discentes em relação a cursos de graduação em matemática pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics